Beach Park registra nascimento de tartarugas-de-pente

Fotos: Fabio Nunes (biólogo e voluntário na ação).

 

Uma bela imagem para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado no último sábado, dia 5): uma equipe do Beach Park registrou o nascimento de um ninho de tartarugas-de-pente nas proximidades do Oceani Beach Park Hotel. Cerca de 146 tartaruguinhas alcançaram o mar em poucos minutos, acompanhados por voluntários, entre eles biólogo, crianças, vizinhos, colaboradores do hotel e integrantes da Associação Pordunas, que tem o Beach Park como fundador e maior apoiador no desenvolvimento de ações e projetos que contemplam as áreas ambiental, educacional e de infraestrutura do município de Aquiraz. O ninho vem sendo monitorado desde o fim de março, quando a equipe identificou o ponto de desova na praia e o isolou com cordas e placa, a fim de evitar o trânsito de pessoas sob a areia.

Todos os hotéis do Beach Park contam com equipe treinada para o manejo da fauna marinha, incluindo tartarugas e mamíferos. “Geralmente a eclosão dos ovos de tartaruga tipo pente acontecem nesse período no litoral cearense e leva em torno de 60 dias depois da desova – por isso a importância de isolar a área do ninho para protegê-lo. Após a eclosão, a equipe ajuda também a direcionar as tartaruguinhas que, por ventura, possam ir para a direção contrária ao mar”, explica Raissa Bisol, gerente de Meio Ambiente do Beach Park.

A tartaruga-de-pente é considerada a “mais tropical de todas as tartarugas” e está distribuída entre mares tropicais e, por vezes, subtropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. É uma espécie criticamente em perigo, de acordo com a classificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), podendo alcançar até 110 cm de tamanho e 86kg.

 

ISO 14.001:2015

O Beach Park mantém um Sistema de Gestão Ambiental do empreendimento, que planeja ações, previne e controla impactos significativos sobre o meio ambiente, gerenciando riscos e melhorando continuamente o desempenho ambiental e a produtividade do grupo.

Todas as iniciativas desse sistema são alinhadas com as metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e que compõem a Agenda 2030. Esse trabalho resultou na obtenção pelo Beach Park, pelo quinto ano consecutivo, da certificação ISO 14.001: 2015, um reconhecimento internacional em gestão ambiental e norma adotada por grandes empresas, de todo mundo, que têm o compromisso de ampliar os negócios, reduzindo o impacto ambiental, segundo a gerente Raissa Bisol.

Diariamente e com o apoio de parcerias, o Beach Park desenvolve ações sustentáveis em todo o complexo, envolvendo desde a escolha de fornecedores, manutenção de estação de tratamento de esgoto e água e tratamento dos resíduos sólidos.

Por meio da coleta seletiva, os resíduos são encaminhados para triagem, prensados e direcionados para transformação em novos produtos, como papelão, sabão, artigos de artesanato, sacos plásticos e chinelos. “Para essa coleta, incentivamos a responsabilidade social com o trabalho de ex-catadores de Aquiraz, que fazem o serviço de triagem e compactação. A venda desses resíduos é o que custeia a renda desses trabalhadores, e parte dos novos produtos, são doados para projetos sociais”, diz a gerente.

 

Calendário Ambiental

Em parceria com a Associação Porto das Dunas – Pordunas, o Beach Park mantém um Calendário Verde, com realização do Dia de Limpeza da Praia, Dia da Árvore e o Dia da Água – que envolvem ações como plantio de mudas para a recuperação da foz do Rio Pacoti e limpeza da praia, mares e rios.

Foram mais de 50 operações de limpeza durante oito anos e mais de 100 toneladas de resíduos retirados da praia. A última operação Praia Limpa aconteceu no dia 27/1, com apoio do Beach Park e execução da Associação do Porto das Dunas (Pordunas), em parceria com Prefeitura Municipal de Aquiraz, com recolhimento de cerca de 900kg de resíduos entre a foz do Rio Pacoti e o Beach Park Suítes Resort.

Outra iniciativa mantida pelo Beach Park na área é o Programa de Educação para a Sustentabilidade, onde são realizadas ações de educação ambiental com crianças, comunidade local, clientes, funcionários e fornecedores, envolvendo plantio de mudas, trilha ecológica, resgate e proteção de animais, e plantio de horta comunitária na escolinha do Porto das Dunas.

 

Sobre o Beach Park Entretenimento    

Com 35 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, à 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 18 grandes atrações, é premiado como um dos melhores parques aquáticos do mundo e melhor parque aquático da América Latina (2020) pelo TripAdvisor; além de melhor parque aquático do Brasil pela Revista Viagem e Turismo.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje o Beach Park se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park, a Revista Onda Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.

Você também pode gostar leia