Shoppings RioMar realizam ações de conscientização na Semana do Meio Ambiente 

A sustentabilidade é uma pauta do cotidiano dos empreendimentos do Grupo JCPM, que desde suas construções já adotam práticas de cuidado com os recursos naturais. E na Semana do Meio Ambiente deste ano convida a população para refletir sobre a “Restauração dos Ecossistemas” e em ações cotidianas que possam ser realizadas hoje, para um futuro mais sustentável. Nesse sentido, na Capital cearense, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy realizarão, a partir de 05 de junho, exposições no mall e distribuição de mudas de plantas de espécies nativas e hortaliças para os clientes.

Levar um pouco de verde para casa e conhecer os benefícios de cultivar plantas nativas, como ipê-amarelo, jucá e jenipapo, são alguns dos objetivos da ação de distribuição de mais de 500 mudas aos visitantes dos shoppings. No RioMar Fortaleza, a iniciativa acontecerá nos dias 05 e 06 de junho, já no RioMar Kennedy, nos dias 07 e 09/06, no horário de funcionamento, das 12h às 21h.

Exposições

Os visitantes também poderão conhecer mais sobre a “Restauração do Ecossistemas”, com olhar especial para os cuidados com a vida na água e na terra, e ações para proteger, conservar e recuperar tais recursos. Os painéis poderão ser visitados de 07 a 11 de junho, no Piso L2 do RioMar Kennedy, próximo à Lotérica.

Outra oportunidade de conhecimento será a exposição itinerante do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba, que de 05 a 25 de junho, levará até o RioMar Kennedy uma amostra do acervo da instituição, que é reconhecida pelo trabalho de preservação do mangue da Sabiaguaba, em Fortaleza. No espaço, localizado no Piso L2, um convite para conhecer mais sobre a importância e impactos desse ecossistema da cidade, com a demonstração de fósseis animais e elementos nativos da região.

Dia a dia sustentável

Os shoppings do Grupo JCPM no Ceará, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, já foram concebidos e construídos como equipamentos sustentáveis, sendo capazes de consumir 35% a menos de energia, quando comparado a outros empreendimentos convencionais, pois têm amplo aproveitamento da iluminação natural. Os sistemas inteligentes de refrigeração e de aproveitamento da água de condensação dos aparelhos de ar-condicionado também proporcionam mais economia de recursos naturais. Quanto ao consumo de água, a redução chega a 70% de economia, com a utilização de sistema de descargas e mictórios a vácuo, além de torneiras com detectores de presença.

Também investem e estimulam a reciclagem como meio de transformação de vidas com as Centrais de Resíduos, que além de destinar corretamente todo o resíduo com potencial de reciclagem, também geram emprego e renda a 16 famílias moradoras do entorno. Os espaços e a renda gerada com a comercialização são totalmente administrados pelos próprios recicladores. Só no ano de 2020, foram reciclados nas duas Centrais quase 422 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio.

Assim, o Grupo JCPM compreende que é preciso agir hoje para um amanhã sustentável e tem em suas diretrizes ações de sustentabilidade socioambiental e, desde 2018, implementou o Manifesto de Sustentabilidade com o tema “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”, com foco nas operações sustentáveis dos empreendimentos que administra.

Serviço:

Semana do Meio Ambiente dos shoppings RioMar

Distribuição de mudas

05 e 06/06 – RioMar Fortaleza

04 a 06/06 – Nas compras realizadas na plataforma RioMar Kennedy Online (www.riomarkennedy.com.br)

07 e 09/06 – RioMar Kennedy

Exposições

07 a 11/06 – Restauração dos Ecossistemas (Mall, Piso L2, RioMar Kennedy)

05 a 25/06 – Exposição itinerante do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba

Você também pode gostar leia