Duas cobras pítons são resgatadas pela Semace em ação de entrega voluntária

Em atenção a uma solicitação de entrega voluntária, duas cobras pítons foram resgatadas pela equipe de Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no município de Groaíras. Os animais estavam sob posse irregular de um cidadão que os mantinham em sua residência sem autorização ambiental.

Os répteis são da espécie Python bivittatus (nome científico), sendo uma de padrão selvagem e a outra albina. Por se tratar de espécie exótica, que não pode ser solta em habitat do país, as cobras serão destinadas aos dois zoológicos de Fortaleza, Sargento Prata e Ecopoint, lugares onde deverão receber tratamentos adequados.

A demanda foi solicitada à autarquia através do e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br, canal especialmente destinado para assuntos de Fauna da Difis. Na ocasião, “o solicitante informou que estava de posse irregular dos animais, e que não tinha condições de entregar na instituição”, informou o fiscal ambiental da autarquia, Roberto Cavalcante.

Entrega voluntária

A entrega voluntária aos órgãos competentes é o melhor caminho de destinação de animais silvestres mantidos sob posse irregular e evita também possíveis sanções. Com o objetivo maior de devolver esses tipos de animais aos seus devidos habitats, a Semace atua prontamente no atendimento de solicitações de entrega voluntária. A atitude de entrega não implica em sanções administrativas, garante a Difis da autarquia.

“É importante que as pessoas se conscientizem que a posse irregular de animais silvestres é caracterizada como crime ambiental. A entrega voluntária é o ato mais correto. Inclusive, a legislação exime de pena/sanção o cidadão que faz entrega voluntária”, destaca Roberto.

Disque Natureza

A Semace também possui o Disque Natureza, além do aplicativo Semace Mobile, para casos de denúncias de agressão ou resgate de animais silvestres, através do contato 0800.2752233 (ligação grátis). A autoria da denúncia é preservada.

Você também pode gostar leia