Projeto Caviver chama a atenção para o Abril Marrom e as doenças que podem causar cegueira em crianças e adultos

 

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre a prevenção, combate e reabilitação dos diversos tipos de cegueira. A iniciativa é de grande relevância pelos números de incidência das diversas doenças que acometem mais de 6 milhões de pessoas com problemas como catarata, glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a cegueira infantil.

Uma das entidades que têm chamado a atenção da sociedade para o tema é o Caviver (Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer), Organização da Sociedade Civil (OSC) que realiza consultas e cirurgias gratuitas para crianças socialmente desfavorecidas e que enfrentam alguma possibilidade de cegueira. Com sede em Fortaleza (CE), a entidade tem à frente a médica oftalmologista Islane Verçosa e mantém o Hospital de Olhos Caviver, com atendimento clínico e cirúrgico especializado e gratuito que colabora para a diminuição de índices da cegueira infantil.

“A experiência dentro do Instituto dos Cegos do Ceará foi o que me motivou a desenvolver o Caviver”. Enquanto estava atuante na sede do instituto no ano de 1990, a médica reavaliou 396 crianças e constatou que 50% delas estavam cegas devido à Catarata Congênita, que é uma causa de cegueira que pode ser prevenida e tratável.

A partir dessa experiência, a médica Islane fez um aprofundamento técnico e especialização nos diferentes caminhos de combate à cegueira na criança, além de ter sido premiada pelo SUS com o trabalho de treinamento em 22 hospitais de todo o Ceará para a realização do Teste do Olhinho, que é a triagem básica para detecção de como está o eixo visual no recém-nascido. Um teste simples, sem dor e sem toque, realizado por meio da emissão luminosa via oftalmoscópio direto para a detecção de possíveis comprometimentos na visão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 1,4 milhão de crianças com deficiência visual no mundo, sendo que 90% vivem em países em desenvolvimento ou muito pobres. No Brasil, a estimativa é de que existem 83 mil crianças com baixa visão e 40% dos casos poderiam ser evitados ou tratados.

Os números de atendimento do projeto social Caviver são expressivos e demonstram a capacidade de impacto positivo na vida das famílias vulneráveis e que necessitam de suporte para tratamento ocular de suas crianças. Até março deste ano, o projeto já atendeu 38.147 crianças, onde 3.072 foram submetidas a procedimentos cirúrgicos e 7.719 realizaram terapias visuais para habilitação e reabilitação ocular. Os pacientes chegam de todos os municípios do Ceará e de outras cidades de estados vizinhos.

Hoje, o Projeto Social de Prevenção à Cegueira Infantil conta com o apoio da sociedade para manter suas atividades e realiza campanhas regulares para captação de recursos. Nas redes sociais oficiais é possível acompanhar a dinâmica de atendimentos. O perfil no Instagram, que leva o nome de @vemcaviver, conta com mais de 20 mil seguidores e oferece uma atualização em tempo real dos atendimentos realizados. No Youtube é possível assistir matérias jornalísticas e documentários que trazem a trajetória desse projeto que leva Luz aos Olhos daqueles que mais precisam.

Campanha e Evento para Captação de Recursos

Durante este mês de abril, os artistas Ítalo Poeta e Ana Clara Rocha estão realizando lives em seus perfis de Instagram e Youtube, às 13h e às 19h, para divulgar o trabalho realizado pela instituição e captar recursos para a continuação do tratamento das crianças.

Outra ação prevista dentro da campanha em prol do Hospital dos Olhos é a Mega Live Exército de Deus Dia das Mães, edição especial Caviver, que será realizada no dia 4 de maio, às 19h, no canal oficial do Exército de Deus no Youtube e será transmitida dentro de um estúdio de gravação, respeitando todas as normas sanitárias vigentes ao combate à Covid-19. Com realização da Kanguru Promoções, o evento tem como meta arrecadar R$ 207 mil (duzentos e sete mil reais), valor necessário para a realização das cirurgias das crianças que estão na fila de espera do hospital.

Para ajudar, é simples, basta cumprir os 3 passos a seguir:

1)    Assistir às lives diárias e seguir o perfil oficial do Hospital de Olhos Caviver no Instagram por meio do @vemcaviver;

2)    Efetuar sua doação por meio de transferência bancária, PIX, cartão de crédito ou boleto bancário;

3)    Convidar mais uma pessoa para doar e comentar na última postagem do Instagram “Eu Sou Exército de Deus e vim fazer a minha doação”.

Ou simplesmente doar um valor por meio de uma das transações a seguir:

Transferência bancária:

 

Banco do Brasil

Ag: 3473-8

CC: 32314-4

CAVIVER – Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver A Esperança Renascer

CNPJ: 08.222.387/0001-32

PIX:

Chave: missaocaviver@gmail.com

Cartão de crédito:

Link: doa.re/4sc

Boleto bancário:

Gerado a partir do envio dos dados daquele que desejar doar desta forma.

 

Sobre o Caviver

O Hospital de Olhos Caviver é uma OSC (Organização da Sociedade Civil), cujo objetivo é prevenir a cegueira infantil, diagnosticar, tratar e reabilitar crianças com baixa visão e que estão desfavorecidas socialmente, por meio de atendimento clínico ou cirúrgico especializado gratuito.

Desde 1992, o projeto social transformou a vida de milhares de crianças no Ceará e estados do entorno, possibilitando, por meio de atendimento humanizado, a reintegração familiar e social que melhora a relação da criança com o que está ao seu redor.

Serviço

Mega Live Exército de Deus Dia das Mães edição especial Caviver

4 de maio (terça-feira), às 19h.

Transmissão no canal oficial do Exército de Deus no Youtube.

 

Processed with VSCO with f2 preset

Você também pode gostar leia