Primeira infância na pandemia: seminário discute desafios e caminhos

Investir no desenvolvimento da primeira infância é um dos desafios de toda sociedade que pretende ser próspera e saudável. É nesse período que relações e vínculos afetivos se estabelecem mais fortemente. Para discutir os impactos da pandemia provocada pela covid-19 nas crianças com até 6 anos de idade, O POVO lança o projeto “Primeira Infância em pauta: os desafios para o desenvolvimento saudável em épocas de pandemia”.

A fim de debater o assunto, O POVO promoverá, no próximo dia 26, um seminário digital sobre a questão, com especialistas que tratarão do tema em três painéis. O webinar ocorrerá a partir das 18 horas e será aberto ao público, que deve fazer inscrição prévia. A jornalista Daniela Nogueira será a mediadora. Educadores, professores, gestores públicos e demais profissionais que trabalham com o tema, além de mães e pais, são convidados a participar.

O painel 1, com o tema “Cuidados parentais em época de pandemia”, terá como palestrante a psicóloga Elisa Raquel Altafim. O tópico do painel 2 será “Múltiplas faces do estresse causado pelo isolamento e suas consequências no desenvolvimento infantil” e a palestrante será a professora Maria Beatriz Martins Linhares. O painel que encerrará o webinar abordará “Pandemia e os impactos sobre educação na primeira infância” e a professora Beatriz Abuchaim será a palestrante.

 

Confira abaixo o currículo de cada um dos debatedores.

A ideia é discutir os efeitos da pandemia na saúde física e emocional das crianças que estão na primeira infância. Além disso, o projeto visa apresentar caminhos para minimizar efeitos negativos do isolamento social.

 

Projeto

Além do seminário virtual, o assunto será discutido em matérias no O POVO Online. Uma websérie com quatro 4 webdocs, desenvolvidos para as redes sociais, também abordará a primeira infância na pandemia, sensibilizando o público para a importância do cuidado com as crianças neste período.

O projeto “Primeira Infância em pauta: os desafios para o desenvolvimento saudável em épocas de pandemia” tem a coordenação geral de Valéria Xavier. O Governo do Estado do Ceará apoia a iniciativa.

 

SERVIÇO
Webinar “Primeira Infância em pauta: os desafios para o desenvolvimento saudável em épocas de pandemia”

Dia: 26/2/2021
Das 18h às 21h
Transmissão pelo Facebook do O POVO Online e pela plataforma Zoom
Mais informações e inscrições pelo site: https://is.gd/lAS5o3

 

Palestrantes

Painel 1 – Cuidados parentais em épocas de pandemia
Palestrante – Elisa Rachel Altafim

Palestrante Elisa Raquel.jpeg

É psicóloga, pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (FMRP-USP). É consultora da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, nas áreas de parentalidade e desenvolvimento da criança. Tem Doutorado e Pós-doutorado em Ciências com foco em intervenção preventiva de Saúde Mental na primeira infância e parentalidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP- USP). É pesquisadora visitante/com Doutorado Sanduíche na Harvard Graduate School of Education e tem Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Graduação (com formação de psicóloga e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista. Tem formação nos cursos Principles and Practice of Clinical Research (Harvard Medical School) Executive Leadership Program in Early Childhood Development (Harvard Graduate School of Education) e Medical, Teaching & Innovation Program (Fundação Lemman, USP e Instituto Scala). É pesquisadora e desenvolvedora do Programa Fortalecendo Laços (Lapredes-USP), apoiado pelo iLab Primeira Infância, iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância; é pesquisadora e Master Trainer do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, desenvolvido pela American Psychological Association; e membro do Instituto de Valorização do Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo (IVEPESP). Realiza pesquisas e formações relacionadas à parentalidade, intervenções para fortalecer as relações familiares, prevenção de violência e promoção do desenvolvimento da criança.

Moderadora – Marcia Machado
É enfermeira, professora associada do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFC e pós-doutora pela Harvard School of Public Health. É cientista-chefe da Funcap.

Painel 2 – Múltiplas faces do estresse causado pelo isolamento e suas consequências no desenvolvimento infantil
Palestrante – Maria Beatriz Martins Linhares

Palestrante Maria Beatriz Martins.jpg

É professora associada sênior no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança (Lapredes). É membro do Comitê Científico do Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) e pesquisadora do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI, com apoio da Fapesp/FMCSV).

Moderador – Álvaro Madeiro
É professor titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador técnico/científico do Instituto da Primeira Infância (Iprede).

Painel 3 – Pandemia e os impactos sobre educação na primeira infância
Palestrante – Beatriz Abuchaim

palestrante Beatriz Abuchaim.jpeg

Tem graduação em Psicologia (PUC-RS), mestrado em Educação (PUC-RS) e doutorado em Educação/Currículo (PUC-SP). Foi bolsista do programa de doutorado da Comissão Fulbright e Capes, com estágio nos EUA, na University of North Carolina. Trabalhou como pesquisadora na Fundação Carlos Chagas e como professora do Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidades. É gerente de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Tem experiência nas áreas de educação infantil, avaliação, currículo e formação de professores.

Moderadora – Luzia Laffiti
É graduada em Psicologia (Universidade Paulista), pós-graduada em Administração de Empresas e Psicologia Organizacional (PUC-SP) e tem especialização na Relação Mãe-Bebê no Modelo Tavistock. É superintendente do Instituto da Infância (Ifan), com atuação em modelos intersetoriais e tecnologias sociais de inovação para a Primeira Infância e Infâncias das áreas rural e urbana no Nordeste do Brasil, com foco nas principais temáticas: parentalidade-violência doméstica; criança-meio ambiente e natureza e governança da primeira infância. Foi coordenadora da Formação de Profissionais do Programa de Desenvolvimento Infantil (Padin-CE), entre 2016-18, e assessora técnica na construção do Plano Municipal da Primeira Infância de Fortaleza-CE, em municípios do Ceará e outros municípios brasileiros. Foi assessora técnica do Programa Mais Infância no Ceará e em 10 municípios na governança da Primeira Infância. Foi assessora-facilitadora do Painel Técnico do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (NCPI-FMCSV-Universidade de Harvard-2013 a 2019) e coordenadora da Secretaria Executiva da Rede da Primeira Infância do Ceará. Foi coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional da Primeira Infância (2013/14).

Você também pode gostar leia