Prefeitura de Fortaleza entrega Posto de Saúde Gilmário Mourão Teixeira

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta quarta-feira (16/09), o Posto de Saúde Gilmário Mourão Teixeira. A Unidade, integrada à Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar da Universidade Federal do Ceará (CDFAM), irá fortalecer a Atenção Primária do Município, garantindo atendimento a 12 mil pessoas residentes no bairro Planalto Pici.

O equipamento disponibiliza 15 salas de atendimento, incluindo consultórios, clínica de saúde bucal, setores destinados à imunização e à realização de exames laboratoriais, além de ambiente direcionado a práticas integrativas e complementares em Saúde.

“Este equipamento estará de portas abertas para ser um instrumento de transformação de vidas. Servirá para que a comunidade tenha acesso à infraestrutura e aos suportes necessários para cuidar da saúde, tratar doenças e ser mais feliz. Por meio do projeto de extensão entre a UFC e a Prefeitura, muitos profissionais serão formados assistindo e tratando os usuários do Sistema Único de Saúde, aprimorando a assistência capacitada e humanizada”, declarou o prefeito Roberto Cláudio.

Estratégia Saúde da Família (ESF)

Para assegurar a assistência adequada à população, a Unidade irá disponibilizar quatro equipes completas da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas, além de agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias.

Horário ampliado de funcionamento

Além disso, a informatização de prontuários, a implantação do ponto eletrônico para profissionais e a ampliação do horário de funcionamento do Posto de Saúde, aberto das 7 às 19 horas, compõem o conjunto de melhorias capazes de otimizar o atendimento à demanda espontânea e programada.

Logística de acolhimento

A logística acontecerá de forma similar à desenvolvida nos 115 postos da Capital. A assistência terá início no acolhimento do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), que direcionará o usuário para o serviço adequado à sua necessidade.

As atividades serão reforçadas, ainda, pelo acompanhamento médico destinado a gestantes, puérperas, crianças e idosos. Além disso, a Unidade facilitará o acesso a programas voltados a pacientes com hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose e HIV.

Paralelamente, a população terá à disposição medicamentos, testes rápidos de HIV e sífilis, verificação de pressão arterial, medição de glicemia, curativos para pequenos ferimentos, retirada de ponto e drenagens de abscessos.

Gestão compartilhada

O pró-reitor de Planejamento e Administração da Universidade Federal do Ceará, Almir Bittencourt, destacou os benefícios intersetoriais estimados a partir da parceria entre a academia e o poder público.

“Esta será uma extensão da Universidade. Além de servir à comunidade do entorno, será importante para a formação de profissionais da saúde da própria UFC, enfermeiros, médicos, dentistas e estudantes, fortalecendo a formação acadêmica por meio do auxílio direto à população”, apontou.

116 Postos de Saúde em funcionamento

“Em oito anos, o prefeito Roberto Cláudio vem investindo em todos os pontos de Atenção, da Primária à Terciária. Em Fortaleza, com este, já são 116 Postos de Saúde em pleno funcionamento. Isso tem trazido um ganho enorme para a população no tocante ao cuidado integral”, concluiu a titular da Secretaria Municipal da Saúde, Joana Maciel.  

Você também pode gostar leia