Gastronomia cearense tem noite de festa para vencedores da Batalha dos Cozinheiros nas Faculdades de Fortaleza

A gastronomia cearense viveu noite de festa na última sexta-feira, 29. Em jantar de gala que marcou o encerramento da competição Batalha dos Cozinheiros nas Faculdades de Fortaleza, seis universitários de diferentes instituições foram certificados como novos chefs pela Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará (ACC). O evento aconteceu no restaurante Galaxia Gourmet sob a organização da Solmar Distribuidora de Alimentos.
Para chegar a esse momento, no entanto, cerca de 150 universitários de seis faculdades tiveram de enfrentar os desafios da Batalha dos Cozinheiros durante o segundo semestre de 2019. Com a média de 25 estudantes por instituição, os participantes formaram equipes de até cinco integrantes em busca de elaborar os melhores pratos, os quais deveriam ter a valorização da gastronomia cearense como seu principal pilar.
Todas as equipes passaram por julgamentos rigorosos do renomado chef e presidente da ACC, Luciano Ferreira, que contou com apoio avaliativo de outros chefs de cozinha e de representantes das marcas patrocinadoras do evento. Como prêmio, o líder de cada equipe vencedora foi empossado como novo chef de cozinha com certificação da ACC. Os demais integrantes também receberam certificados de participação, medalhas e troféus.
Mas a festa não se encerrou na noite dessa sexta-feira. Os seis grupos vencedores de cada faculdade se reunirão para realizar um almoço especial para os idosos do Lar Torres de Melo, com apoio da Solmar e das marcas patrocinadoras da campanha.
Esta foi a primeira edição da Batalha dos Cozinheiros nas Faculdades, a qual foi criada com o objetivo de promover maior integração entre a universidade e o mercado de trabalho. “Nossa pretensão ao realizar essa campanha foi levar informação e produtos inovadores para o meio acadêmico. Essa foi uma oportunidade para que a gente pudesse estreitar as distâncias entre alunos e faculdades diretamente com o acesso ao food service”, declara a diretora comercial da Solmar, Adriana Dantas.
Além da organização realizada pela distribuidora de alimentos, a Batalha dos Cozinheiros teve o patrocínio de grandes marcas do mercado gastronômico nacional e mundial. Uma delas foi a Excelência Carnes Suínas, que esteve representada nessa sexta pelo seu gerente comercial nacional, Cláudio L. Biazin. Para ele, a relação mais próxima entre faculdades e empresas serve para ampliar os repertórios dos novos chefs de cozinha no mercado.
“Nós estamos proporcionando aos futuros chefs o contato com os nossos produtos, que são aqueles que esses profissionais passarão a utilizar em um futuro próximo. Então, com certeza, o estreitamento entre faculdades e empresas é um caminho muito consistente para o desenvolvimento de ambos”, pontua.
Na mesma linha, segue o coordenador do curso de Gastronomia da Unifametro, Fábio de Lucca, acrescentando que o evento organizado pela Solmar chega no mercado gastronômico cearense para suprir papel importante na formação dos alunos. “A Batalha dos Cozinheiros está cumprindo um papel que na faculdade julgamos como o mais importante, além do conteúdo, que é dar visibilidade ao aluno, que passa a se sentir mais valorizado. Esse evento vem para completar o nosso trabalho e para atender uma das nossas maiores necessidades dentro de um curso superior.”
Com realização da Solmar Distribuidora de Alimentos e apoio da Associação dos Chefes de Cozinha, a Batalha dos Cozinheiros contou com o patrocínio da Excelência Carnes Suínas; Unilever Food Solutions; Batatas McCain ; Vigor Profissional; O-Live e Doratta Fry. Dela participaram as faculdades de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC); Pitágoras; Uninassau; Unifametro; Unichristus e Unifanor.
Batalha dos Cozinheiros nas Faculdades
A Batalha dos Cozinheiros nas Faculdades de Fortaleza já tem outra edição garantida para o próximo semestre. Para saber mais novidades, fique ligado nas redes sociais da Solmar Distribuidora de Alimentos. Acompanhe pelo Facebook e Instagram.

Você também pode gostar leia