Instituto Diageo sensibiliza mais de 1.300 alunos de Itaitinga sobre o não consumo de bebida alcoólica

O Instituto Diageo, entidade sem fins lucrativos por meio da qual a Diageo desenvolve projetos sociais, realizará em Itaitinga, cidade onde a companhia constrói complexo industrial, ação do seu programa Fala Sério!, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de não consumir bebidas alcoólicas antes dos 18 anos. A ação reunirá na quinta-feira, 17 de outubro, às 13h30, 350 alunos de dois colégios – Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Raul Tavares Cavalcante e Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Francisco Aristóteles de Sousa – nessa EEEP, localizada à Rua Boa Esperança, s/n, bairro Ponta da Serra, Itaitinga (CE).

Os alunos da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, com idades entre 14 e 17 anos, vão assistir à peça de teatro interativa, em que são instigados a criar e protagonizar finais de histórias fictícias cativantes encenadas por atores profissionais, com foco em laços de amizade e familiares impactados pela ingestão indevida de bebida por parte de adolescentes. Com essa apresentação, o Fala Sério! alcança 1.323 alunos beneficiados, dos quais 973 foram contemplados em agosto e são estudantes da EEM Perboyre e Silva e da EEMTI Antônio Geraldo de Lima.

O Fala Sério! é realizado pelo Instituto Diageo em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e o Instituto Aliança. “Em Itaitinga, reforçamos prática da Diageo nas comunidades onde atua em todo o mundo, que é proporcionar desenvolvimento social, além de econômico. Com o Fala Sério!, queremos, por meio da ficção teatral, inspirar o aluno a fazer escolhas adequadas na vida real, a começar por não ingerir bebida alcoólica”, afirma o gerente-executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. “É um projeto extremamente importante para a Seduc, porque nós estamos lidando com jovens entre 14 e 17 anos, e grande parte deles vive em situações de vulnerabilidade, em que álcool, drogas e violência fazem parte do cotidiano”, destaca o coordenador das EEMTIs, professor Luciano Nery.

O programa é desenvolvido desde maio e contempla várias cidades do Ceará, além de Fortaleza e região metropolitana. Consiste em duas principais atividades, que são a peça de teatro e a disciplina eletiva “Adolescência e consumo de álcool na sociedade contemporânea”, de 40h, ministrada em escolas EEMTI. Nessa disciplina, os alunos aprendem técnicas de teatro, discutem conteúdos sobre os riscos do consumo precoce de bebidas alcoólicas e são estimulados a produzir suas próprias peças de teatro sobre o tema, com exibição para colegas de toda a escola na conclusão do semestre.

Em outubro, o Fala Sério! alcança marcos, como 36 mil alunos de 120 escolas sensibilizados por meio da apresentação da peça de teatro; disciplina eletiva ministrada em 65 escolas, com 1.600 alunos matriculados; e 985 professores e outros profissionais trabalhando no projeto. O cronograma deste ano de apresentações da peça de teatro oficial encerra-se neste mês e a disciplina eletiva segue sendo ministrada até o final do ano letivo.

Ação social também no presídio próximo ao complexo da Diageo

Outra ação social que a Diageo promove no entorno do complexo em construção em Itaitinga é o programa Tecendo o Futuro. Em desenvolvimento desde maio, a iniciativa contribui para a ressocialização de 30 internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), que são capacitadas no artesanato com palha de carnaúba. Elas produzem artigos artesanais com palha, entre os quais embalagens que revestem garrafa da Ypióca, participam de momentos de capacitação humana com foco no resgate da cidadania, recebem remuneração e, a cada três dias de trabalho, têm um dia de redução de pena. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, YPIÓCA, TANQUERAY, CÎROC, GUINNESS e BAILEYS, entre outras. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.

Sobre o Instituto Diageo

O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que realiza ações nas áreas de educação, capacitação profissional, geração de renda e responsabilidade na relação entre sociedade e álcool. Entre as ações do instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa para atuação como bartender; o Fala Sério!, que conscientiza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos de idade; e o Tecendo o Futuro, que promove geração de renda por meio do artesanato com palha de carnaúba e contribui para a ressocialização de internas do sistema penitenciário do Ceará.

Serviço

Programa Fala Sério!, do Instituto Diageo, em Itaitinga

Data: quinta-feira (17)

Horário: 13h30

Local: EEEP Professor Francisco Aristóteles de Sousa, à Rua Boa Esperança, s/n, bairro Ponta da Serra, Itaitinga (CE)

Você também pode gostar leia