Faculdade Pitágoras de Fortaleza realiza ciclo de palestras gratuito de combate ao suicídio

Para marcar as ações voltadas ao setembro amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio, a Faculdade Pitágoras de Fortaleza realiza, nos dias 23 e 24 de setembro, um ciclo de palestras de prevenção ao suicídio.

O evento, que conta com participação do Programa de Apoio à Vida (Pravida) da Universidade Federal do Ceará, foi organizado com o objetivo de orientar os profissionais de saúde a se preparar para os cuidados e a prevenção deste problema de saúde pública.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa morre a cada 40 segundos, vítima de suicídio no mundo. Em 2016, somente no Brasil, foram registrados 6,1 suicídios a cada 100 habitantes. Uma nova pesquisa realizada em 2017 analisou o tema na última década e mostra que em relação a 2007 o número de casos registrados em 2017 foi cinco vezes maior, saltando de 7.735, para 36.279 notificações.

Segundo levantamento feito pelo Programa de Apoio à Vida (Pravida), com base nos dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Ceará é primeiro estado do Norte e Nordeste em números de suicídio, ocupando ainda a quinta colocação no ranking nacional. São estatísticas alarmantes que levaram a Faculdade Pitágoras, enquanto instituição de ensino, a discutir o tema com toda a comunidade.

Segundo a coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Fortaleza, Sarah de Moura Kurz, é preciso preparar os profissionais para saberem lidar e prevenir casos de suicídios. “Nós temos índices altos e que vêm aumentando. A preparação com relação a esse tema é urgente, principalmente por ainda ser considerado um tabu pela sociedade. Quando o profissional é preparado para lidar com esses casos, pode se tornar um agende de prevenção. Por isso, para nós, enquanto instituição de educação, que forma profissionais, é de fundamental importância abordar e discutir essas questões”, explicou Sarah de Moura Kurz. 

Ao todo, serão cinco palestras.  Duas delas serão realizadas no dia 23, a partir das 19 horas. A primeira será ministrada pela Dra. Ivoneide Veríssimos de Oliveira (PraVida), que vai destacar os dados epidemiológicos e como o tema chega nas unidades de saúde. A segunda será realizada pela Dra. Karla Julianne N de Matos, que levantará a importância da prevenção ao suicídio na formação dos profissionais de saúde.

No dia 24, os olhares multiprofissionais sobre o suicídio e sua prevenção serão debatidos pela fonoaudióloga Mirna Torres (Núcleo de Apoio à Saúde da Família Brasileiras – Nasf), pela psicóloga Tatila Estrela (Pravida) e pelo pesquisador de sociologia do trabalho Arthur Virgilius.

A ação é aberta à comunidade e as inscrições podem ser feitas no local e no dia do evento, gratuitamente. Os participantes receberão certificação, ao final das palestras.

Serviço:

Data: 23 e 24 de setembro

Horário: No dia 23, a partir das 19h; e no dia 24, a partir das 18h30

Local: Auditório da Faculdade Pitágoras de Fortaleza, localizada na Rua Barão de Aratanha, 80 – Centro.

Sobre a Pitágoras

Fundada em 2000, a Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse http://www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton

A Kroton é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Kroton é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais. Em seus mais de 50 anos de tradição, já contribuiu para a transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Você também pode gostar leia