Programa 10X chega ao Ceará e reúne empresas locais que buscam inovação

Acredita-se que a inovação é uma arte, mas, na realidade, é uma ciência, embora não muito conhecida. É com o propósito de descortinar os segredos do processo criativo na gestão empresarial que será lançado no Ceará o Programa 10X, o maior plano de aceleração de pequenas e médias empresas em nível global, tendo auxiliado mais de 800 organizações de diversos portes, segmentos e geografias.

O programa é uma iniciativa da IXL Center, em parceria com o Global Innovation Management Institute e a Trainer DG, do Ceará, representante da IXL no Nordeste, e torna possível que PMEs aprenderem como inovar, desenvolver vantagens competitivas e trajetórias de crescimento de alto impacto baseado nas melhores práticas aplicadas por empresas líderes globais. O 10X Ceará tem início nesta quarta-feira (21) e será concluído em dezembro, com uma feira de inovações das empresas participantes.

O 10X Ceará será a primeira edição do programa no Nordeste e contará com 20 empresas locais, que serão apresentadas à metodologia desenvolvida por Hitendra Patel, fundador da IXL Center, e adotada por organizações de todos os segmentos de negócio, dos setores público e privado.

Segundo o cearense Manuel Mendes, sócio da IXL, um dos objetivos do Programa 10X é reforçar com as empresas a ideia de que, em um mundo cada vez mais conectado e de mercado globalizado, os clientes e parceiros comerciais estão muito além da cidade ou estado em que as organizações atuam. Para Mendes, o projeto, além de uma consultoria, uma ferramenta de provocação para que os empresários saiam do lugar comum, ampliem o foco e potencializem os resultados.

“O grande atrativo do programa é que ele não se limita à região onde a empresa está. Pelo contrário, a ideia é ajudar as empresas a entrarem em outros mercados”, afirma Mendes.

Estima-se que 95% de todos os CEOs reconhecem a importância da inovação para prosperar nessa batalha pela sobrevivência e pelo crescimento. A maioria, entretanto, está insatisfeita com a capacidade de suas organizações de inovar e criar impacto nos negócios.

No Ceará, o projeto está sendo liderado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e conta com o apoio do Banco do Nordeste e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

SOBRE OS ORGANIZADORES

O Programa 10X é uma iniciativa da IXL Center em parceria com o Global Innovation Management Institute e a empresa Trainer de Fortaleza. A IXL foi fundada em 2007 por Hitendra Patel e Ronald Jonash, sendo atualmente reconhecida pela Forbes dentre as 20 melhores firmas americanas para Inovação, Crescimento e Modelagem de Negócios.

O DNA da IXL vem da centenária Arthur D. Little, uma das primeiras consultorias de negócios do mundo nascida dentro do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Monitor Group, co-fundada pelos líderes da IXL em parceria com o pensador e líder em estratégia, Michael Porter, dentre outros gurus oriundos da Universidade de Harvard.

Presente nos principais ecossistemas de inovação em 12 países, tem mais de 200 clientes globais atendidos, tais como NASA, Disney e P&G, gigantes regionais como Natura, Havaianas e Braskem, governos como Dubai, Singapura e EUA, e ONGs como Clinton Foundation, Hult Prize e World Bank, além de mais de 100 universidades como Harvard, MIT, Oxford, London Business School, Fundação Dom Cabral, Insper, Hong Kong University e Yonsei e milhares de empresas PMEs em diversas geografias, portes e segmentos de atuação.

Você também pode gostar leia