Médico cearense está entre os dois brasileiros participantes do curso internacional no Centro de Treinamento e Pesquisas Médicas, IRCAD Latino Americano

Apenas dois brasileiros foram aceitos pelo Ircad Rio de Janeiro 2019, e o médico cearense, Leonardo Bezerra, especialista em cirurgia robótica, cirurgião ginecologista, e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) esteve entre os participantes brasileiros inscritos e aceitos no Ircad RJ 2019, o que confirma o pioneirismo da Ginecologia Cearense no uso da plataforma Robótica. Trata-se de um curso avançado em cirurgia robótica que foi ministrado pelo médico, Rogers Camargo. 

Para ser apto a realizar o  treinamento avançado em robótica, Leonardo Bezerra supriu os seguintes pré-requisitos: Ser cirurgião certificado pela Intuitive para cirurgia robótica e ter realizado pelo menos 15 cirurgias, exigências essas cumpridas com muito louvor, pois Bezerra já realizou mais de 20 cirurgias robóticas. 

Sobre o IRCAD

Foi fundado pelo médico e professor francês, Jacques Marescaux, em 1994, que buscava de forma inovadora, alinhar as técnicas cirúrgicas da época à tecnologia. A ideia foi colocada em prática e o primeiro centro de treinamento e pesquisas médicas foi criado na University Hospital of Strasbourg.  

Em 2008, expandiu suas atividades para a Ásia, com a inauguração de uma unidade em Taiwan. Posteriormente, em 2011, a unidade no Brasil foi construída, em conjunto com o Hospital de Câncer de Barretos, sede do IRCAD brasileiro. E em uma parceria estabelecida com o UnitedHealth Group, o Ircad América Latina conta com outro centro de treinamento no Brasil, localizado no Americas Medical City, no Rio de Janeiro (RJ). A unidade funciona em conjunto com a sede em Barretos (SP), de maneira a complementar a grade de cursos e aumentar as especialidades dos treinamentos oferecidos, especializando cada vez mais cirurgiões no mundo todo.

Quem é Leonardo Bezerra

Especialista em Cirurgia Robótica, Laparoscopia Ginecológica e Uroginecologia. Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Leonardo Bezerra tem mestrado e doutorado em ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (USP). É professor adjunto de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Ceará (UFC), supervisor da residência médica de Endoscopia Ginecológica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), orientador e membro do Colegiado do Mestrado e Doutorado em Cirurgia também da mesma Universidade.

Você também pode gostar leia