Instituto Nordeste Cidadania inaugura nova unidade do LABInec, no Vila União nesta terça (02)

Nesta terça-feira, 2, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) promove a inauguração de mais uma unidade do LABInec. O projeto, com cursos de tecnologias digitais voltados para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos de escolas públicas, iniciou no Bom Jardim e, agora, chega ao bairro Vila União.

A iniciativa do Inec visa promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas das comunidades, estimulando o potencial criativo de crianças e adolescentes. O lançamento acontecerá a partir das 9h, no Lar da Criança Domingos Sávio (Rua Helvécio Monte, 165 – Vila União), local onde serão realizados os cursos.

A unidade do bairro Vila União do LABInec conta com a parceria do Lar da Criança Domingos Sávio, da BSQ Inova e da Sodexo. Na nova sede, serão oferecidos os cursos de Jogos Digitais, Iniciação à Robótica e Desenvolvimento de Aplicativos.

Cada curso terá duas turmas. Os cursos de Jogos Digitais e Iniciação à Robótica terão carga horária de 96 horas, com aulas às segundas e quartas. Já o curso de Desenvolvimento de Aplicativos, com carga de 36h, ofertará aulas somente às sextas. As aulas iniciam na quarta-feira, 3 de julho.

No Bom Jardim, o LABInec já formou quatro turmas e está promovendo uma segunda edição dos cursos. Na formatura das primeiras turmas, em abril, 27 alunos concluíram os cursos de Iniciação à Robótica e Jogos Digitais. “Ao final do curso, vimos que as crianças e adolescentes saíram mais preparadas para a solução de problemas e com habilidades fundamentais para melhorar o desempenho na escola e no mercado de trabalho futuro”, comemorou, na época, o diretor presidente do Instituto Nordeste Cidadania, Stélio Gama.

Sobre o LABInec

O LABInec é baseado na cultura maker e incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos. O objetivo do projeto, voltado para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos provenientes de escolas públicas, é despertar os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas.

A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia do LABInec envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação. Os participantes do projeto têm ainda acompanhamento pedagógico e psicológico durante as formações.

Sobre o Inec

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

O Inec tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Sobre o Lar da Criança Domingos Sávio

O Lar da Criança Domingos Sávio (LCDS) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1988, em Fortaleza, pela Irmã Petronilla Isonni. Após seu falecimento, a ex-aluna da instituição, Simônica Maria de Oliveira, assumiu o legado como administradora. Atualmente, a associação atende 157 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para serem acolhidas no Lar elas devem estar matriculadas na rede pública de ensino e residir no bairro Vila União. O Lar oferece reforço escolar, atividades pedagógicas, formação ética, moral, religiosa, musical, atividades recreativas e socioeducativas.

Sobre a BSQ Inova

A BSQ Inova é uma empresa que tem como missão transformar vidas e negócios através da inovação. Trouxe para o Ceará diversas iniciativas inovadoras, como o Centro de Tecnologias Educacionais para Pessoas com Deficiência, da Dell Computadores, em 2011; e o laboratório de inovação Destac, com a Quanta Computer, onde foi criada a primeira plataforma de EaD do Brasil para qualificação de cegos em Administração.

A BSQ participou, ainda, da criação da Cooperativa Pirambu Digital e foi responsável pela implantação de diversos programas de qualificação profissional à distância na área de TI para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Serviço

Lançamento LABInec no bairro Vila União

Local: Lar da Criança Domingos Sávio (Rua Helvécio Monte, 165 – Vila União)

Data: 02 de julho de 2019

Horário: 9 horas

Você também pode gostar leia