Projeto Calendário do Bem do Instituto Nordeste Cidadania promove revitalização de praça na Serrinha

Nesta sexta, 07, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), por meio do seu projeto Calendário do Bem, realiza a revitalização de uma praça no bairro Serrinha (Rua Freire Alemão, logo após a Associação dos Catadores da Serrinha – Acores). Na ocasião, serão feitas pintura de painéis, construção de espirais de ervas e caminhos com pneus.

O projeto Calendário do Bem tem o objetivo de expandir as ações socioambientais para toda a área de atuação do Inec (Região Nordeste e nortes de Minas Gerais e do Espírito Santo), por meio de seus mais de 7.500 colaboradores, envolvendo comunidades e parceiros. Em 2019, o projeto, que está na sua sexta edição, tem como tema “Colaboração para um Futuro Sustentável”. Nesse sentido, todas as ações socioambientais realizadas ao longo do ano terão como foco as sustentabilidades ambiental, econômica e social.

Desde 2018, quando o Inec passou a ser signatário do Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), as ações do projeto Calendário do Bem têm sido norteadas pelos objetivos do movimento. Nesta edição, serão realizadas três ações coordenadas durante o ano, que se referem diretamente aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS 6 – Água Potável e Saneamento; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, e ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável. A ação da próxima sexta está relacionada ao ODS 6.

Sobre o Movimento ODS

O Movimento ODS é uma articulação de diversos atores sociais que tem como objetivo a implementação da Agenda 2030, um plano de ação global adotado durante a 70º Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em setembro de 2015. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem implementados de 2016 a 2030 decorrem do movimento gerado pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e se colocam como uma agenda de desenvolvimento audaciosa, constituída por um conjunto integrado e indivisível de prioridades globais com foco no desenvolvimento sustentável.

São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

ODS 1 – Erradicação da pobreza;

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável;

ODS 3 – Saúde e bem-estar;

ODS 4 – Educação de qualidade;

ODS 5 – Igualdade de gênero;

ODS 6 – Água potável e saneamento;

ODS 7 – Energia limpa e acessível;

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico;

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura;

ODS 10 – Redução das desigualdades;

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis;

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima;

ODS 14 – Vida na água;

ODS 15 – Vida terrestre;

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes;

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Sobre o Inec

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

O Inec, que completa 26 anos em 2019, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Você também pode gostar leia