Circula Ceará: Secult abre chamada pública para artistas cearenses

 

O ano de 2019 será de muita arte e cultura para os municípios cearenses. Para estimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), lança o projeto Circula Ceará, que abre chamada pública para propostas artísticas e culturais.

Por meio desta Chamada, serão selecionados espetáculos e oficinas que irão compor a programação do projeto. O regulamento do chamamento pode ser acessado pelo site de editais da Secretaria: www.editais.cultura.ce.gov.br, onde também são feitas as inscrições on-line e gratuitamente. Poderão ser inscritas propostas relativas às linguagens artísticas de Música, Circo, Dança, Cultura Popular Tradicional, Fotografia, Intervenção Urbana, Literatura, Teatro e oficina de acessibilidade atitudinal. O edital segue aberto até o dia 17 de maio.

“O Circula Ceará tem muitas importâncias. O projeto possibilitará a circulação da criação artística cearense nas diversas regiões do estado, valorizando a diversidade de nossas manifestações, promoverá a ocupação dos equipamentos culturais e espaços públicos dos municípios gerando espaços de convivência e encontro entre as pessoas, como também dinamizará a economia da cultura através dos artistas, equipes técnicas e de produção, diretamente envolvidas na execução do Projeto. O Circula reafirma o compromisso do governo do estado com o fortalecimento da política cultural no Ceará”, afirma Luisa Cela, secretária executiva da Cultura.

Com a realização do projeto Circula Ceará, uma programação cultural irá passar pelos equipamentos culturais dos municípios do Estado, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas para as artes da Secretaria da Cultura nas 14 macrorregiões do Estado do Ceará. O Chamamento Público, por sua vez, é uma ferramenta que contribui para a política de transparência e democratização do acesso de artistas e produtores a projetos e ações promovidas pela Secult.

 

Recursos

Os recursos para a execução do projeto Circula Ceará são oriundos de uma parceria da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) com a Fundação Nacional de Artes (Funarte). O valor total para cachês aos artistas e espetáculos selecionados é de R$613.800,00.

 

As inscrições

As inscrições da Chamada Pública do projeto Circula Ceará serão gratuitas e realizadas, exclusivamente, on-line através do site: www.editais.cultura.ce.gov.br por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição, que estará disponível no período de 17 de abril a 17 de maio de 2019.

Não serão aceitas, para efeito de inscrição, propostas entregues presencialmente na Secult, como também postadas via correios. O(a) candidato(a), antes da inscrição, deverá realizar ou atualizar o cadastro no Mapa Cultural do Ceará com o perfil de Agente Individual (Pessoa Física) e posteriormente Pessoa Jurídica, se for o caso.

Você também pode gostar leia