Projeto Prosseguir do Instituto Nordeste Cidadania aprova 93 jovens em instituições de Ensino Superior

O Projeto Prosseguir tem novos motivos para celebrar: a aprovação de 93 jovens, sendo 28 em universidades públicas e 65 em universidades particulares, no último vestibular realizado em 2018. O resultado final das aprovações foi confirmado após a conclusão do processo do Sisu, já incluindo os classificáveis convocados.

A iniciativa do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), que visa preparar jovens da comunidade para ingresso no ensino superior e mercado de trabalho, iniciado em 2003, já contabiliza 762 jovens aprovados, 105 turmas realizadas e 3.398 participantes. Além das aulas aos sábados, com proposta de grupo de estudos dirigidos durante a semana, os participantes realizam, como contrapartida, atividades sociais em suas comunidades. Em 2018, foram 206 grupos de estudo e 57 atividades comunitárias.

Em 2018, o Prosseguir beneficiou 11 cidades, com um total de 320 jovens e adultos que concluíram o projeto. No último concurso, no município do Eusébio, foram obtidas 17 aprovações; em Itapiúna, 13; em Milagres, 9; em Caucaia, 7; em São José de Solonópole, 9; em Palhano, 8; em Mulungu, 14; em Jaguaretama, 11; em Fortaleza, 4 aprovações; e uma aprovação em Iguape.

Silvana Vieira, articuladora do Projeto Prosseguir em São José de Solonópole, destaca que a iniciativa veio para somar em sua vida e na de vários jovens da comunidade, além de proporcionar um futuro melhor para os adolescentes carentes de oportunidades. “O Projeto Prosseguir trouxe uma oportunidade a mais para os jovens que sonham com um futuro melhor através do estudo”, declara.

Para a jovem Débora da Silva, também moradora de São José de Solonópole, o Projeto Prosseguir trouxe esperança para os jovens da comunidade, ajudando a realizarem o sonho de ingressar na faculdade. “Um curso recheado de conhecimento, de ótimos professores que sempre ajudaram muito, repassaram todo o seu saber para nos ajudar a chegar na faculdade. Antes eu já havia feito vestibular e ainda não tinha dado certo. Com a ajuda do Prosseguir, consegui ser aprovada no vestibular da URCA, de Iguatu, onde estudo. Sou muito grata a todos do projeto por toda dedicação com cada um dos alunos, além do esforço que fazem para levar esse projeto para outros lugares, para que outras pessoas possam desfrutar desse curso maravilhoso”, finaliza.

 

Sobre o Projeto Prosseguir

O Projeto Prosseguir existe desde 2003 e é uma iniciativa do INEC que oferece cursos preparatórios de pré-vestibular dando oportunidade aos jovens que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio em instituições da rede pública de educação e que sejam de famílias com baixa renda. Esse projeto tem como intuito contribuir para o ingresso dos alunos em instituições de Ensino Superior e/ou no mercado de trabalho.

 

Sobre o INEC

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

O Inec, que completará 26 anos em 2019, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Você também pode gostar leia