Programa Nascer Bem completa dois anos com mais de 12 mil mães atendidas

Uma gestação tranquila e um bom pré-natal são muito importantes para garantir que o bebê venha ao mundo com saúde. Pensando nisso, em janeiro de 2017, o Hapvida Saúde lançou o Nascer Bem, programa que orienta e cuida das gestantes da operadora, proporcionando um pré-natal realizado por uma equipe exclusiva e um parto adequado para a mãe e para o bebê. Ao longo de dois anos de existência, o programa já atendeu mais de 12 mil gestantes nas cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE), Belém (PA) e Salvador (BA).

Segundo a coordenadora médica corporativa do Nascer Bem, Dra. Viviane Santiago de Oliveira, com a implantação do programa houve um grande ganho na qualidade do pré-natal de uma forma geral. “Podemos oferecer às nossas clientes uma qualidade maior no atendimento, com tudo padronizado e controlado, o que reduz as intercorrências e a possibilidade de complicações”, reforça.

Em razão de todo esse trabalho realizado, após dois anos de programa, o percentual de partos normais em comparação com partos cesarianas realizados pela operadora, em Fortaleza, subiu de 22,17%, em janeiro de 2017, para 43,15%, em dezembro de 2018. “Esses dados e a satisfação das nossas clientes com relação ao programa e o que ele oferece são um retorno muito gratificante”, celebra Dra. Viviane. Além disso, desde a implantação do Nascer Bem se observou uma redução significativa no número de intercorrências nas mães e nos bebês.

O Nascer Bem foi idealizado ainda visando orientar as gestantes sobre a importância do parto adequado, com o intuito de diminuir os números de cesarianas desnecessárias. “Com o programa, melhoramos muito a humanização no parto, pois oferecemos informações completas para que a gestante possa escolher como quer parir, além de permitirmos a presença do acompanhante”, conta Dra. Viviane.

Pelo seu caráter inovador, o programa é reconhecido nacionalmente: “apresentamos o Nascer Bem num programa do Ministério da Saúde para entidades nacionais da área da saúde, da ginecologia e obstetrícia e enfermagem obstétrica e fomos muito elogiados, principalmente pela inclusão da enfermeira obstétrica na atenção à gestante, no pré-natal”, relata Dra. Viviane. Tudo isso mostra a importância do programa para o Hapvida e para a equipe que atua diretamente no projeto. “Eu tenho muito orgulho de coordenar a equipe de um programa tão importante e inovador na saúde materna e infantil, amo o trabalho que a gente faz no Nascer Bem e me dá muita satisfação ver que a gente tem oferecido uma melhor qualidade de atendimento às nossas clientes com segurança”, finaliza.

 

Como funciona

O programa Nascer Bem oferece serviços especializados às gestantes do Hapvida, visando garantir a melhoria do acompanhamento no pré- natal, com o objetivo de minimizar riscos desnecessários e melhorar a segurança da gestante e a experiência do cuidado para mães e bebês. O programa conta com uma alta rede de atendimento voltada para as gestantes.

Dentre as ações do programa, o Hapvida disponibiliza uma central de atendimento exclusiva às gestantes. Por meio de uma central telefônica, operadores e enfermeiros treinados para atender as futuras mamães orientam sobre possíveis dúvidas e complicações da gestação. O número da Central de Atendimento é 4020-1785.

O Nascer Bem oferece também cursos e rodas de gestantes para tirar dúvidas dos pais com a equipe de saúde especializada com informações, técnicas e dinâmicas essenciais sobre gestação, experiência do parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação, assuntos que mais geram medo e insegurança durante a gestação. Outra ação do programa são as oficinas sobre cuidados com o recém-nascido, voltadas para todas as mamães que têm filhos nas maternidades da rede nas cidades onde o programa atua. Nas oficinas são ensinados os cuidados com o bebê, orientações sobre amamentação, cuidados no pós-parto, além de ser um momento em que as mães podem tirar dúvidas com a equipe de saúde especializada.

Você também pode gostar leia