Cearense ganha concurso de melhor brigadeiro do Brasil

 

Um talento que passa de mãe para filha. A confeiteira Ana Lídia Cabral herdou o amor pela gastronomia de sua mãe, Neuma, com quem desde pequena prepara doces e receitas de família. As receitas viraram uma fonte de renda há 7 anos, quando Ana Lídia teve seu primeiro filho e decidiu não retornar ao antigo emprego como promotora de vendas. Foi então que ela voltou a pensar nos bolos que fazia com a mãe no interior, só que os produtos caseiros não saíram como o planejado. “As receitas não davam certo porque não tinham as medidas exatas, então eu comecei a fazer os cursos do Senac para me profissionalizar”, lembra.

Primeiro foi o curso de Confecção e Decoração de Bolos e Tortas, depois Bolos Artísticos e, então, o curso de Modelagem Básica em Pasta Americana, todos no Senac Centro. “O Senac me profissionalizou, fazia as coisas sem técnica, sem medidas exatas, sem saber calcular custos e, depois dos cursos, abriu a minha mente. Junto com o dom que Deus me deu, continuei e desenvolvi cada vez mais coisas”, conta a dona do melhor brigadeiro do Brasil.

Com o aprendizado profissional, Ana Lídia ampliou a variedade na produção de doces para festas. “A gente faz a mesa completa”, conta. O segredo do sucesso? Para ela, é o amor pelo o que faz: “Mesmo passando por dificuldades, um dia o reconhecimento vem e aqui temos muita dedicação e amor pelo que fazemos”.

E o reconhecimento veio, com o título de Melhor Brigadeiro do Brasil, que Ana Lídia recebeu ao vencer um programa de rede nacional, onde divulgou a sua receita de brigadeiro crocante de castanha-de-caju, dica da sua mãe. “Eu já tinha o brigadeiro de castanha no meu cardápio, só que era a castanha in natura sem o crocante, mas uma vez minha mãe disse que se fizesse o crocante ficaria mais gostoso. Eu resolvi testar, todo mundo aprovou, e mudamos a receita. Tudo o que eu faço é com o apoio dela”, conta. Além do brigadeiro premiado, outra especialidade da confeiteira é o brownie decorado, cuja receita aprendeu no curso de Bolos e Tortas do Senac e adaptou conforme sua preferência.

 

Gastronomia no Senac Ceará

Referência em educação profissional no segmento de Gastronomia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) dispõe de oito Cozinhas Pedagógicas, distribuídas na Capital e Interior, e dois Laboratórios de Alimentos e Bebidas também na Capital. Além de laboratórios modernos e bem equipados, a instituição conta também com instrutores que possuem certificação internacional e de destaque no mercado.

Mais informações: https://www.ce.senac.br/

Você também pode gostar leia