VIVIANE SENNA FALOU SOBRE DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL NO ÚLTIMO ENCONTRO DO LIDE DE 2018

O Blog No Olhar Digital esteve presente, no Hotel Gran Marquise,  nesta terça-feira (18), no último Café-debate de 2018, promovido pelo LIDE, grupo de líderes empresariais multisetorial, que trouxe à Fortaleza, a empresária e presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, para discorrer sobre um tema fundamental para o futuro do país: educação.

Viviane Senna desenvolve, no Instituto que leva o nome do irmão, Ayrton Senna, piloto de Fóruma I, falecido em 1991, há mais de 23 anos, atividades para que crianças e jovens de todas as regiões do Brasil tenham a oportunidade de desenvolver plenamente seus potenciais, algo que só é possível por meio de ensino de qualidade.

Na abertura da palestra, a presidente do LIDE, Emília Buarque, ressaltou que a inteligência e competência do povo cearense em todos ao âmbitos, tem sido um diferencial para reverter os problemas que existem na área da educação, com o apoio de instituições, a exemplo do Instituto Ayrton Senna, e reforçou seu desejo que a instituição cresça sua participação no Ceará.  Segundo Emília, a defasagem e os dados alarmantes da educação no país, é culpa de todos nós, brasileiros. “Educação é um dos pilares para pensar no desenvolvimento de uma nação”, comenta.

Viviane Senna afirmou que em termos de educação o “vareejo” não resolverá o nosso problema, pois, as coisas aqui são no “atacado”. “Devemos pensar como se estivéssemos pensando em coisas, ações e público para nossos negócios, sempre em larga escala, com vistas a atender muitas pessoas”, enfatizou.

De acordo com Viviane, no Brasil, a cada 10 crianças que entram na escola, apenas  5 concluem o primeiro ano do Ensino Médio. “Um dado alarmante se comparássemos com um hospital, no qual 10 pessoas entram com vida e , apenas, 5 sobrevivem, já imaginaram isso?, questinou.

Sobral foi um dos municípios cearenses que contou com o Instituto Ayrton Senna para diminuir a quantidade de crianças fora da sala de aula, um dos piores do Brasil, com 98% das crianças defasadas e sem saber ler, com pelo menos, dois anos de atraso.  Atualmente, o Ceará é referência no Brasil em índices de alfabetização satisfatórios.

O trabalho em educação desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna também contempla as “soft skills”, ou seja, as habilidades socioemocionais do educando,  tornando-o apto para desenvolver-se holisticamente, com noções de relacionamentos interpessoais, inteligência emocional, e os demais desafios do século XXI.

 

Na oportunidade, a coréografa e fundadora da Edisca, Dora Andrade, deu depoimento emocionante, relatando o quanto a instituição vem sendo beneficiada pelo Instituto Ayrton Senna. “Passei por muitas dificuldade, e cheguei a ponto de não ter como alimentar 200 crianças do projeto social, quando encontrei no caminho esta mulher, que tanto tem feito a diferença na vida de quase 5 mil crianças que já passaram pela Edisca, ao longo de quase 24 anos”, declarou.

O evento tem o patrocínio do Grupo Edson Queiroz e Grupo Dias Branco, além de apoio dos Grupos Pague Menos e 3 Corações.

 

Sobre o LIDE Ceará

O LIDE CEARÁ é um grupo de líderes empresariais multisetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento socioeconômico. O objetivo do grupo é ampliar o ambiente de negócios e as oportunidades, conectando e dando projeção para as empresas, debatendo temas diversos, influenciando e defendendo posicionamentos. O LIDE CEARÁ tem agenda mensal, de fevereiro a novembro, com conteúdo de altíssimo nível e acesso aos principais expoentes do país no campo empresarial e no poder público.

O LIDE nas unidades internacionais (China, Itália, Alemanha, Portugal, EUA, Argentina, Paraguai, dentre outras), representa um ambiente seguro para negócios e desenvolvimento, especialmente entre o mundo e a forte presença do grupo na América Latina, com destaque para o Brasil. A organização está presente nos cinco continentes.

 

 

Sobre o Instituto Ayrton Senna
Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.
Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 16 Estados e aproximadamente 600 municípios, apoiamos a formação de cerca de 45 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,5 milhão de alunos anualmente: www.institutoayrtonsenna.org.br

 

 

Sobre Viviane Senna

A empresária Viviane Senna Lalli, irmã do piloto tricampeão mundial Ayrton Senna, fundou com sua família, em novembro de 1994, ano do acidente em Ímola, que tirou a vida do piloto, o Instituto Ayrton Senna, assumindo a presidência da organização. Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, com especialização em Psicologia Junguiana pelo Instituto Sede Sapientiaes da Universidade Católica, Viviane atuou na área de Psicologia Clínica como psicoterapeuta de adultos e crianças e também como supervisora de grupos de formação e aperfeiçoamento de terapeutas.

 

É a única brasileira membro do grupo Amigos Adultos do Prêmio das Crianças do Mundo ao lado da Rainha Silvia da Suécia, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, José Ramos Horta, Prêmio Nobel da Paz, dentre outros. Ela também foi nomeada um dos Líderes para o Novo Milênio (CNN/Revista Time). Em 2012, Viviane Senna recebeu o Prêmio BNP Paribas em Paris, eleita, por unanimidade, por um júri de personalidades mundiais, coordenado por Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia.

 

Atualmente, Viviane é membro do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social (CDES); Conselhos Consultivos da Febraban; Conselho de Educação da CNI e FIESP; Comitê de orientação e investimentos sociais do banco Itaú; Energias do Brasil (EDP), ADVB, World Trade Center (WTC) e Todos pela Educação.

 

 

Você também pode gostar leia