Clássicos na Lagoa apresenta Música de Câmara: sonatas e quinteto com piano do período Clássico

 

O encontro entre músicos eruditos de várias partes do país dará a tônica ao próximo concerto do projeto Clássicos na Lagoa, a ser realizado no dia 03 de agosto, às 17 horas, na Lagoa do Porangabussu.

A apresentação marca ainda o início do período Clássico, de acordo com a programação cultural do projeto, que prevê a realização de concertos que abordam a evolução dos períodos da história da música ocidental. Serão interpretadas as obras de Haydn, Mozart e Beethoven.

O concerto, intitulado “Música de Câmara: sonatas e quinteto com piano do período Clássico”, contará com a participação de músicos de renome no país: Tiago Ribas, professor de violino da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-RS); Nadilson Gama, professor de violino da Escola Clássicos na Lagoa e violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de SP; Liu Man Ying, professora de violino e viola da Universidade Federal do Ceará; João Paulo Machado, professor de viola da Universidade de Brasília (UNB-DF); Dora Utermohl de Queiroz, professora de violoncelo da Universidade Federal do Ceará; e Marcelo Brum, professor de piano da Universidade Federal do Acre (UFAC-AC). Eles estarão reunidos em Fortaleza para participar do II Encontro de Cordas Flausino Valle (IIECFV).

O Clássicos na Lagoa é um projeto mantido pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), cujo propósito é promover cultura e incentivar a promoção da saúde por meio da arte. O instituto também está financiando uma escola de música voltada à formação de crianças de colégios públicos do bairro. Ao todo 30 estudantes estão tendo aula gratuita de violino com o professor e violinista Nadilson Gama. O ICM é uma instituição que tem atuado na formação de profissionais de saúde e investido na construção de um hospital de alta complexidade em cardiologia e outras especialidades.

No atual programa musical do Clássicos na Lagoa, que terá duração de dois anos, já foram abordados os seguintes períodos da música erudita: música medieval e renascentista com o Grupo Syntagma; período Barroco com a Orquestra Jacques Klein (IBLF) e a Camerata de Cordas da UFC; e o final do período Barroco e transição para o classicismo com o Quarteto da Orquestra Contemporânea Brasileira. O programa foi idealizado pela professora de violino e viola da UFC, Liu Man Ying, e pelo maestro Arley França.

Você também pode gostar leia