Conheça os cursos com maior empregabilidade no interior do Ceará

 

Mais de 977 mil brasileiros passaram a trabalhar por conta própria no ano passado, foi o que mostrou o IBGE em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad contínua, com dados do trimestre de dezembro a fevereiro.

Estes trabalhadores autônomos atuam no setor alimentício, tecnológico, na área de estética, entre outros segmentos, e precisam oferecer qualidade para manter a rentabilidade de seus negócios. Mesmo em meio à crise, o setor de serviços colaborou para o crescimento do PIB do Ceará, sendo a atividade do comércio a que apresentou maior crescimento, de 3,21% em 2017, segundo os dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) divulgados em março.

No Ceará, o Senac é aliado dos empreendedores e trabalhadores do comércio, oferecendo cursos de educação profissional que aprimoram os serviços prestados aos clientes e consumidores. As formações são elaboradas com base em pesquisas de mercado que mostram os setores com maior empregabilidade devido à carência de pessoas capacitadas.

Dez cidades do interior têm unidade do Senac, onde são oferecidos periodicamente qualificações, aperfeiçoamentos, formações técnicas e de pós-graduação. A população de Maranguape, Sobral, Itapipoca, Iguatu, Quixadá, Cedro, Aquiraz, Limoeiro do Norte, Crato, Juazeiro e dos municípios vizinhos já pode se matricular nas formações que acontecem de junho a setembro. Pelo site do Senac é possível inscrever-se nas turmas com matrículas abertas. cursos.ce.senac.br

Estética masculina

Na região metropolitana, o Senac está presente em Maranguape com cursos de Barbeiro, com início em 23 julho, e o aperfeiçoamento em Design de Barba Estilizada, previsto para setembro, neles são ensinadas técnicas de visagismo para modelagem e cuidados com a barba. O aperfeiçoamento em maquiagem avançada será iniciado dia 9 de julho, a turma aprenderá como adequar as tendências de beleza ao tipo de pele e formato de rosto de cada cliente. O curso de Costura de Moda Íntima começa dia 20 de junho e oferece 80 horas de aperfeiçoamento em montagem e acabamento das peças.

Beleza profissional

No litoral Oeste, a sede de Itapipoca é o principal centro de formação profissionalizante. Nesta região, a maior demanda vem do mercado de beleza, portanto o Senac abre turmas de corte de cabelo masculino, com início dia 6 de agosto, e feminino dia 10 de setembro. Design de sobrancelhas ensina a o desenho ideal para equilibrar a simetria do rosto, as aulas começam dia 3 de setembro. Em julho, profissionais do ramo corporativo e educacional podem aprender a utilizar dinâmicas de grupo para motivação neste curso que vai de 16 a 20.

Tecnologia

Iguatu e vários municípios da região Centro-Sul do Ceará são contemplados pela unidade do Senac, que nos próximos dois meses tem vagas abertas para os cursos de Gestão de Pessoas, a ser iniciado dia 25 de junho. O curso técnico em informática começa dia 9 de julho e mostra aos estudantes como desenvolver e reparar sistemas, assim como dominar a linguagem de programação computacional. Na culinária, a oferta é de curso de bolos, pães e pizzas que vai de 9 a 20 de julho no período noturno. A Unidade Cedro do Senac, em parceria com a prefeitura municipal, oferta 21 cursos gratuitos para a população, entre eles confeitaria, artesanato em fuxico, em biscuit, massagem relaxante, bolos e doces regionais e salgados comerciais. As inscrições podem ser feitas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.

 

Gestão de equipes

A cidade de Limoeiro do Norte sedia Unidade Vale do Jaguaribe, lá o Senac abre turmas para o curso de Automaquiagem e de Gestão Eficaz de Equipes, que vão de 9 a 13 de julho. No mês de agosto, do dia 6 a 24, os profissionais da beleza participam do curso de Química Capilar e aprendem o método seguro para coloração e descoloração dos fios.

Enfermagem

No Cariri cearense, há duas escolas do Senac: a Unidade Crato, que tem matrículas abertas para a formação de cabeleireiros, com início dia 2 de julho; o curso técnico em Tradução e Interpretação da linguagem de Libras, a iniciar em 9 julho e duração de dois anos. O técnico em Enfermagem vai de 2 de julho a 9 de setembro de 2020 e prepara o aluno para atuar como assistente na prevenção, recuperação e reabilitação de Saúde.

De junho a setembro, a unidade de Juazeiro do Norte terá vagas para quem deseja aprimorar a técnica de Design de Mechas, 18 a 29 de junho, Design de Sobrancelhas, 19 de junho a 19 de julho, e também Automaquiagem, 14 a 28 de junho. Curso técnico em Enfermagem é de longa duração, vai de 18 de junho deste ano a setembro de 2020.

Unidade Crato
Praça da Sé, 596, Centro, Crato/CE Fone: 88 3586 8750

Unidade Juazeiro do Norte
Rua São Luís, s/n, São Miguel, Juazeiro do Norte/CE, Fone: 88 3566 4790
Rua Vicente Patu, 782, Franciscano, Juazeiro do Norte/CE, Fone: 88 3566 4790

Unidade Iguatu
Rua Treze de Maio, 1134, Centro, Iguatu/CE Fone: 88 3582 7750

Unidade Sobral
Rua Dr. João do Monte, 980, Centro, Sobral/CE Fone: 88 3677 8700

Unidade Cedro
Rua Adauto Castelo, 222, Centro, Cedro/CE Fone: 88 3582 7798

Unidade Litoral Leste
Rua Pedro Brasil, 210, Centro, Aquiraz/CE Fone: 85 3270 5850

Unidade Litoral Oeste
Rua Caio Prado, 201, Boa Vista, Itapipoca/CE Fone: 88 3677 8747

Unidade Maranguape
Rua Coronel Manoel Paula, 175, Centro, Maranguape/CE Fone: 85 3270 5424

Unidade Sertão Central
Rua Presidente Kennedy, s/n, Alto São Francisco, Quixadá/CE Fone: 88 3582 7793

Unidade Vale do Jaguaribe
Rua José Hamilton de Oliveira, 160, Centro, Limoeiro do Norte/CE Fone: 88 3582 7796
Rede EAD (Educação a distância) Fone: 85 3270 5466|5467 www.ead.br

* O Senac/CE é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo

Você também pode gostar leia