Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio chega à 2ª edição

 

O Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, lança a segunda edição de sua revista. Depois de um longo período de reestruturação, a Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio chega ao segundo número com um novo projeto gráfico, uma variedade ainda maior de temas e muito mais artigos.

A publicação reúne 18 artigos de profissionais das mais diversas áreas que atuam no HUWC, como medicina, enfermagem, psicologia, segurança do trabalho, serviço social, educação física, farmácia, fonoaudiologia e administração. Entre os temas abordados, o Projeto de Visitas Domiciliares, que conta com o apoio do Hospital Universitário e tem sido um importante instrumento para a ampliação do cuidado na atenção primária em saúde, inserindo os residentes no contexto da Estratégia Saúde da Família e contribuindo para a redução das internações no Hospital.

Há artigos também sobre as trajetórias vitoriosas dos serviços de transplantes hepático, de córnea e de medula óssea; o uso de novas tecnologias na assistência, como o monoxímetro para o tratamento do tabagismo; a oferta de serviços diferenciados para o paciente, como o Pravida, programa extremamente especializado na prevenção ao suicídio; entre tantos outros temas.

 

Parcerias

A Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio é uma publicação do HUWC com supervisão direta da sua Gerência de Atenção à Saúde e da sua Unidade de Comunicação Social. Conta com projeto gráfico de N. Estúdio Gráfico e coordenação comercial de Marcelo Paiva. Tem, ainda, o apoio de instituições e empresas, como Associação Brasileira de Medicina de Emergência, Proel Hospitalar, São Carlos Ensino e Pesquisa, Clínica Trajano Almeida, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), Eduardo Furlani Cirurgia Plástica e Estética, Grupo Multiclin, Unichristus, São Carlos Imagem, Arb Med e Unifor, grandes parceiras do hospital na realização deste projeto.

De periodicidade semestral, a revista circula em hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e unidades afins assim como em outras instituições públicas e privadas que tenham interesse em temas relacionados à assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa. Ela não representa nenhuma despesa para o hospital. Todos os seus custos são cobertos por comerciais de empresas e instituições outras que acreditam no seu elevado grau de importância. A publicação apresenta à sociedade o que se tem e se faz de melhor no Hospital Universitário para se alcançar resultados tão expressivos.

 

O HUWC em números e oportunidades
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) é um centro de referência para a formação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas na área da saúde, assim como desempenha papel importante na assistência à saúde do Ceará desde 1959. O Hospital Universitário integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), composto também pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand.

Está, desde 2013, sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Dedicado às áreas clínicas e cirúrgicas ligadas à atenção terciária, o hospital oferece 32 especialidades médicas. De janeiro a junho de 2018, foram realizadas 149.227 consultas, 3.151 procedimentos cirúrgicos (entre eles, transplantes) e 713.536 exames laboratoriais e de imagem. No total, oferece 195 leitos para internação, centro cirúrgico com oito salas, unidade de tratamento intensivo e sala de recuperação pós-anestésica.

O HUWC recebe também estudantes em treinamento dos cursos da saúde da UFC, entre outras instituições, e possui 46 programas de Residência Médica e três de Residência Multiprofissional.

Saiba mais

Desde novembro de 2013, o HUWC-UFC é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Serviço:
2ª edição da Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio
Acesse aqui a versão digital da publicação

Você também pode gostar leia