Projeto Curta a Tradição, Curta a Cultura, Curta o São Luiz e Encontro Mestres do Mundo celebram Tesouros Vivos do Ceará


Nesta sexta-feira (9), o Hall do Cineteatro São Luiz se tornará palco de uma grande celebração da Cultura Popular. O Projeto Curta a Tradição, Curta a Cultura, Curta o São Luiz recebe Fabiano dos Santos Piúba, Secretário de Cultura do Estado do Ceará e os Mestres da Cultura para realizar o lançamento do Encontro Mestres do Mundo. O evento acontece de 21 a 24 de novembro na cidade de Aquiraz. A programação terá início às 10h da manhã com partilhas de vivências e apresentações dos Mestres.
Mestra Mãe Zimá e o artista Calé Alencar. Além da Mestra Cacique Pequena e do Grupo Maracatu Az de Ouro que já integraram a programação do projeto, são os convidados desta edição. Para festejar o lançamento do XII Encontro Mestre do Mundo que tem como tema este ano: “Encontro Mestres do Mundo, tempo de amor e flor para quem sabe salvaguardar afetos”. É um evento estruturante realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT desde 2005, cuja atual edição acontece de 21 a 24 de Novembro de 2018 em Aquiraz (CE), com produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição parceira selecionada por meio de edital, com parceria da Prefeitura Municipal de Aquiraz e apoio cultural do Fórum de Cultura Popular Tradicional, Comissão Cearense de Folclore, Tapera das Artes e Museu Sacro São José do Ribamar.
A programação do Projeto Curta a Tradição, Curta a Cultura, Curta o São Luiz acontece, quinzenalmente às sextas-feiras e é gratuita. Dialoga sobre os territórios das tradições populares a partir de uma curadoria norteada por histórias, memórias e afetos. Mestres da Cultura e grupos convidados partilham sua trajetória e contribuições para cena cultural cearense. Todos são convidados a festejar e celebrar entre saberes e fazeres artísticos. O circo, a dança, o teatro, o humor e a música que estarão presentes ao longo desta edição promovendo uma reflexão sobre a nossa relação com a tradicionalidade e a regionalidade. É idealizado pelo ator e circense, Cláudio Ivo e conta com Produção Executiva da Ideias Produções. Foi aprovado no X Edital Mecenas do Ceará e tem Apoio Cultural da Enel.

 

Serviço:

Projeto Curta a Tradição, Curta Cultura, Curta o São Luiz

09/11 às 10h – Lançamento Encontro Mestres do Mundo

Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza – CE)

Entrada: Gratuita | Classificação Indicativa: Livre

Você também pode gostar leia