Desafios da comunicação interna no mundo conectado são tema do 1º Encontro Aberje Ceará promovido pela AECIPP, CSP e FIEC

 

 

O Capítulo Aberje Ceará realiza na quarta-feira, dia 7 de novembro, no auditório da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), a 1ª edição do Encontro Aberje Ceará. O evento marca a posse da Gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém/CSP, Rachel Pessôa, como Diretora da representação oficial da entidade no Estado. Na ocasião, será realizada a Conferência “Os desafios da comunicação com empregados no mundo conectado” e o lançamento do livro “Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas de comunicação com os empregados”.

As inscrições para o evento já estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas no link http://www.aberje.com.br/calendario/1o-encontro-aberje-ceara/. Podem participar profissionais, pesquisadores, professores e estudantes da área de Comunicação em suas diversas vertentes. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. A iniciativa acontece com apoio da CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, da AECIPP (Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém) e da FIEC. Dúvidas ou informações adicionais pelo e-mail erica@aberje.com.br ou pelo fone (11) 5627-9090 ramal 881.

As boas vindas aos presentes no 1º Encontro Aberje Ceará serão conduzidas por Ricardo Parente, Gerente Geral de Comunicação e Relações Institucionais da CSP e Presidente da AECIPP). A abertura oficial será feita por Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje.

Na sequência, será realizada a conferência “Os desafios da comunicação com empregados no mundo conectado”. A programação tem início com a palestra “Dimensões de Gestão da Reputação e Gestão da Sustentabilidade na Comunicação com o Empregado”, a ser proferida por Bernadete Almeida, Gerente de Sustentabilidade e Causas da Approach Comunicação Integrada. Em seguida, será a vez do tema “Como a Transformação Digital está impactando nossa Relação com o Trabalho?”, a ser abordado por José Luis Ovando, sócio-diretor de Estratégia e Novos Negócios da Supera Comunicação.

Na sequência, será a vez da palestra e lançamento do livro “Sem Megafone, com Smartphone: Práticas, Desafios e Dilemas de Comunicação com os Empregados”, com o autor Paulo Henrique Soares, Diretor de Comunicação do IBRAM e Diretor do Capítulo Aberje Brasília. O livro foi editado pela Abejre Editorial e tem autoria de Paulo Henrique Soares e Rozália Del Gaudio. Ao final, será a vez de uma Roda de Conversa sobre aspectos gerais da Comunicação no mercado cearense, a ser mediada por Rachel Pessôa, Gerente de Comunicação Corporativa da CSP e Diretora do Capítulo Aberje Ceará, e Ana Maria Xavier, Gerente de Comunicação da FIEC.

Disseminando a Comunicação em todo o País

A proposta dos Capítulos da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial distribuídos em vários estados brasileiros é divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais com prioridades específicas e participativas. Com isso, também se deseja fazer uma mostra representativa e consistente dos talentos em comunicação empresarial pelo país. A ideia é reunir associados e também colegas da academia e do mercado de comunicação interessados, buscando estimular uma rede de discussões temáticas que traga valor para a trajetória dos profissionais e de suas organizações.

Sobre o Livro

Unindo reflexões teóricas de comunicação com empregados (ou comunicação interna) e depoimentos de comunicadores dos cinco continentes, somado ainda à prática dos autores de anos de trabalho em organizações, o livro “Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas de comunicação com os empregados”, lançado pela Aberje Editorial e escrito por Paulo Henrique Soares e Rozália Del Gaudio, é um tratado essencial para a boa liderança. No ambiente complexo que se tornou o campo das comunicações, da tecnologia e das relações de trabalho, a obra analisa as transformações da sociedade e as relaciona com as estratégias comunicativas das organizações.

Com trajetórias profissionais exemplares no campo da Comunicação Corporativa, os autores trazem nas páginas do livro os principais dilemas e possibilidades que têm marcado a comunicação das organizações com os empregados.

Sobre a Aberje

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fortalecer a Comunicação nas empresas e instituições e dignificar o papel do comunicador. Fundada em 1967, ela une a tradição e a busca constante por inovação e aperfeiçoamento nas diversas áreas da Comunicação.

Assim, define-se como a casa dos comunicadores que buscam conhecimento e referência para desenvolvimento de suas áreas e equipes, para planejamento de ações e projetos, e para investimento em suas carreiras. Seja em presença física ou digital. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com projetos de relacionamento e intercâmbio com países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Índia, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Baseada nos pilares de Advocacy, Conteúdo e Educação & Carreira, promove conteúdos de qualidade; equilíbrio entre academia e mercado; discussões sobre práticas e tendências do setor; reconhecimento das melhores práticas brasileiras e visibilidade da atuação brasileira no exterior. Neste sentido, tem programação de cursos e eventos, realiza e distribui pesquisas e estudos, publica uma revista impressa e livros, intermedia oferta de vagas e talentos, serve como plataforma de benchmarking e indicação de fornecedores, e confere uma premiação profissional e uma premiação estudantil, ambas nacionais, e uma premiação acadêmica nos Estados Unidos. A Aberje também possui Capítulos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Noroeste Paulista, Grande ABCD, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Brasília e Bahia.

Conferência “Os desafios da comunicação com empregados no mundo conectado”

Programação Completa

* 8h30 – Credenciamento

* 9 horas – Boas-Vindas, com Rachel Pessôa, Gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém e Diretora do Capítulo Aberje Ceará, e Ricardo Parente, Gerente Geral de Comunicação e Relações Institucionais da CSP e Presidente da Associação das empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém

* 9h15 – Abertura, com Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje

* 9h30 – Conferência “Os desafios da comunicação com empregados no mundo conectado”, com as palestras:

– Dimensões de gestão da reputação e gestão da sustentabilidade na comunicação com o empregado, com Bernadete Almeida, Gerente de Sustentabilidade e Causas da Approach Comunicação Integrada

– Como a transformação digital está impactando nossa relação com o trabalho?, com José Luis Ovando, Sócio-diretor de Estratégia e Novos Negócios da Supera Comunicação

– Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas de comunicação com os empregados – palestra e lançamento de livro, com Paulo Henrique Soares, Diretor de Comunicação do IBRAM e Diretor do Capítulo Aberje Brasília

* 11h30 – Roda de Conversa, mediada por Rachel Pessôa, Gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém e Diretora do Capítulo Aberje Ceará, e Ana Maria Xavier, Gerente de Comunicação da Federação das Indústrias do Ceará- FIEC

* 12 horas – Encerramento

Você também pode gostar leia