Fortaleza recebe palestra voltada para empresas aduaneiras

 

A empresa Frota Aduaneira participa nesta quarta-feira (31) de palestra sobre o Programa Operador Econômico Autorizado (OEA). O evento apresenta o OEA como instrumento da Estrutura Normativa da Organização Mundial das Aduanas e sua importância para facilitar e assegurar o comércio internacional.

O encontro será realizado para empresas do setor, no Salão Aberto da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e tem início a partir das 9h. A palestra é conduzida pelo auditor fiscal Estevão de Oliveira Júnior.

O OEA conta com apoio público-privado, onde as empresas participantes, adotam os procedimentos que garantem a redução do risco e oferece maior agilidade e celeridade no tráfego das cargas. O controle aduaneiro do programa é baseado no gerenciamento de risco e envolve rigidez no cumprimento de obrigações e exige também celeridade da Receita Federal na liberação dos bens e mercadorias em trânsito.

 

Sobre a Frota Aduaneira

No mercado cearense desde 1925, a empresa atua nas áreas de despachos aduaneiros de importação e exportação, bem como na representação de agentes de transportes de cargas internacionais, além de desconsolidação de cargas aéreas e marítimas.

 

Sobre o palestrante

Estevão de Oliveira Júnior é auditor fiscal da Receita Federal, desde 1992. Atuou como inspetor-chefe da Alfândega do Aeroporto do Recife de 2003-2008, e foi chefe adjunto da Divisão de Administração Aduaneira da Superintendência Regional da Receita Federal na 4ª Região Fiscal 2008-2015.
Desde 2015, trabalha no Centro Nacional OEA. Atualmente é o chefe do Centro Regional de Gestão de OEA.

Você também pode gostar leia