Curso oferece formação para a abordagem e acompanhamento a pessoas enlutadas

 

 
Diferentemente da cultura de alguns países orientais, a morte e o luto, na maior parte dos casos, é um assunto que pouco se fala e que guarda sentimentos em sua maioria de tristeza, medo e melancolia. Em contraste com essa maioria, existem países e culturas que celebram a morte e a vivem com alegria e celebrações. Mas no Brasil a situação é bem diferente, segundo dados do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares (Sincep), 68% dos brasileiros têm dificuldades de lidar com a morte e o luto. E os números chegam a 74% quando a pesquisa tem como foco o diálogo sobre esse assunto.
Hoje, para as variadas crenças e ramificações culturais, esse assunto é visto de maneiras diferentes e para lidar com a morte, a ciência e as religiões, principalmente, adotam métodos e desenvolvem pensamentos que acompanham as pessoas no que se refere a morte dos parentes, conhecidos e amigos e a delas próprias. Para a ciência, as terapias ajudam a amenizar e aliviar os efeitos da morte e do luto que estão, em sua maioria, associados à saudade, dor e sofrimento.
O uso de terapias é uma das alternativas que ajudam às pessoas enlutadas a enfrentar e superar esse momento. Para colaborar com essa ideia, ajudando na formação dos profissionais da área, a O Espaço Integra iniciará a partir do dia 26 de outubro um curso de capacitação que visa promover um auxílio a esses profissionais por meio de palestras, treinos e estudos de casos. A psicóloga e coordenadora do projeto, Rachel Sales, esclarece sobre o objetivo da formação aos terapeutas: ‘ ‘O objetivo do curso é formar terapeutas para o exercício e cuidados junto à pessoas enlutadas, por meio da teoria especializada, metodologia vivencial e oportunidade de estágio supervisionado”.
Com a metodologia de estudo teórico e exercícios práticos, o curso irá abordar, com base na teoria da tanatologia, o fenômeno da morte e a relação do homem com ela, como também o desenvolvimento humano, os aspectos culturais e sua influência, os tipos de perdas e lutos, as consequências do luto e como ele deve ser vivido.
Serviço:
Curso de capacitação para o exercício de terapias com pessoas enlutadas

Data: 26 de Outubro

Horário: 18 às 22 nas sextas e 8 às 18 nos sábados

Local: Av. Washington Soares, 855

Mais informações: (85) 9 8884 – 0589 / contatoespacointegra@gmail.com

Você também pode gostar leia