Cimento Apodi capacita trabalhadores com curso inédito de Operador de Processos Industriais

 

Com a preocupação de inserir e qualificar a mão de obra local, a Cimento Apodi, com apoio da Cal Norte e Nordeste (CNN), inicia, hoje (15), curso de Operador de Processos Industriais. A capacitação está a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CE) e vai preparar 25 trabalhadores da região para atuar em diversos segmentos da indústria. O evento de abertura acontecerá na unidade da Cimento Apodi, em Quixeré. Haverá ainda participação da Prefeitura de Quixeré, empresas e instituições de ensino da região.

O curso é gratuito e representa uma oportunidade para que trabalhadores da região do Vale do Jaguaribe possam ter formação profissional prática e adequada às necessidades dos diversos segmentos e áreas da indústria regional. “Dos 25 participantes, onze já atuam na Cimento Apodi e dois na CNN. Os demais vão buscar inserção dentre as empresas do Vale do Jaguaribe. Por isso e pelo movimento de expansão industrial pela qual a região vem passado, buscamos uma formação abrangente, que permita ao profissional trabalhar em diversos segmentos”, explica Fábio Martins, gerente de fábrica da Cimento Apodi.

A capacitação tem duração de seis meses. Trata-se do primeiro curso de qualificação profissional, de 700 horas, com o objetivo de formar um profissional que poderá atuar em vários processos produtivos e suprir as necessidades das indústrias. A capacitação fará parte de base nacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ementa foi elaborada de acordo com a metodologia SENAI, com participação de outras empresas por meio do Comitê Técnico Setorial do Operador de Processos Industriais – CTS OPI.

A Cimento Apodi lidera o O Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, criado em abril de 2017. O grupo tem como intuito formular projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da região ao mobilizar diversos agentes regionais. O comitê reúne instituições governamentais e não-governamentais, entre elas: prefeituras, câmaras municipais, instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia e indústrias da Região do Vale do Jaguaribe. A Cimento Apodi, enquanto líder do Comitê, tem o papel de gerir, governar e acompanhar as deliberações e projetos consignados nas reuniões trimestrais.

 

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial. Com sede na Grécia, o grupo tem participação societária da família Dias Branco.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.

Você também pode gostar leia