Dia das crianças: programação gratuita de teatro, música e cinema em Fortaleza

 

Teatro, cinema e circo são as artes que vão movimentar espaços públicos de Fortaleza no Dia das Crianças, comemorado nesta sexta-feira (12). Nos palcos e ruas, artistas do Ceará, de outros estados e atrações internacionais, como o grupo chileno Engrenaje. As apresentações fazem parte do 8º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que começou no dia 6 e tem toda a programação com acesso gratuito.

Confira os destaques no Dia das Crianças:

CINEMA

Às 15h e às 16h no Cinema do Dragão do Mar acontece a Mostra “ComKids”, com a exibição de curtas-metragens produzidos no Brasil, na Argentina, na Colômbia e no Uruguai. Os filmes abordam temas como cidadania, identidade, família, entre outros.

A sessão das 15h é para crianças a partir de 6 anos. Já a sessão das 16h é indicada para um público ainda mais jovens: crianças de até 5 anos de idade.

DANÇA

Às 16h, no Porto Dragão (antigo Sesc Iracema), a bailarina Rosa Primo apresenta “Iracema”. O espetáculo parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar questões que atravessam a figura da mulher. É indicado para crianças a partir de 5 anos.

OFICINAS

A partir das 16h, na rua Dragão do Mar, ao lado do Porto Iracema, acontecem duas oficinas para crianças de todas as idades. O Grupo Garajal ensina algumas artes do circo, enquanto Tiago Studart e Tucano conduzem a oficina de Skate.

CANTIGAS DE RODA

Às 16h30, no Dragão do Mar, a Fundação Raimundo Fagner apresenta “Cantigas de Roda”, com crianças de 7 a 12 anos, fazendo uma releitura de grandes hits (samba, maracatu, valsa, marcha rancho, rock, entre outros), estimulando o processo de aprendizagem por meio da música e do teatro. A direção cênica é de Mariana Elâni. para crianças de todas as idades.

TEATRO CHILENO

Às 17h no Teatro Dragão do Mar o grupo Teatro Engranaje, do Chile, apresenta o espetáculo onírico “Micromundo”, que estimula a criatividade sensorial de crianças e adultos. A obra conta com a interação de átomos, formas vivas e organismos animais que representam o ciclo da vida. A peça é indicada para crianças a partir de 5 anos.

PALHAÇARIA: Palhaça Nada (CE)

Às 17h, na rua Dragão do Mar, ao lado do Porto Iracema, a cearense Sâmia Bittencourt é a Palhaça Nada no espetáculo “Nada de Música”, uma apresentação inédita para o TIC onde balões anunciam canções para rir, pensar, dançar ou não fazer nada.

PALHAÇARIA: Circo Rebote (DF)

Às 18h, também ao ar livre, na rua Dragão do Mar, a companhia Circo Rebote, de Brasília, apresenta os palhaços Berinjela e Trompetino no ômico show de circo “Tome sua Poltrona”.

TEATRO

Às 18h, no Centro Cultural Belchior, os coletivos WE e EmFoco apresentam “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”. Na obra, Kalil não encontra suas meias após chegar de mudança e se questiona sobre o sentimento de perda.

MÚSICA: Iaiá e os Erês (SP)

Às 19h, na rua Dragão do Mar, acontece o espetáculo musical “Iaiá e os Erês”. No palco, a cantora paulista Iara Rennó, que apresenta músicas de sua autoria e de compositores mirins, como os filhos de Anelis Assumpção, Moreno Veloso e Nina Becker, para contar a história de uma pássara-feiticeira que se transforma em outros seres e faz coisas inusitadas.

 
Serviço:

Dia das crianças no 8º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – Em Fortaleza (12/10) Toda a programação é gratuita. Informações: 85 3048.6077, fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. Instagram: @festival_tic. Facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

Você também pode gostar leia