Curso gratuito em marcenaria terá inscrições abertas nesta segunda-feira (24), na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

 

A fim de promover uma cultura de valorização e difusão do patrimônio artístico e cultural do Ceará, bem como de gerar novas oportunidades no mercado da cultura, o Instituto Dragão do Mar anuncia mais um curso gratuito na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS). A partir desta segunda-feira (24), estarão abertas as inscrições para a formação em Marcenaria. Com duração total de 120 horas-aula, o curso integra o Programa de Formação Básica da Escola. Serão ofertadas 20 vagas. As inscrições e as aulas são presenciais e gratuitas, e serão realizadas na sede da Escola, na Av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga, até 26 de setembro de 2018 ou até que seja atingido o limite de 50 inscrições. As orientações gerais para interessados podem ser acessadas no site www.dragaodomar.org.br.
Os interessados serão preparados para desenvolver habilidades técnicas na área da marcenaria, operar máquinas, ferramentas e equipamentos com segurança e construir pequenas peças artísticas em madeira. Os cursos são prioritariamente voltados para jovens com mais de 18 anos oriundos de escolas públicas com renda per capta de até um salário-mínimo ou que tenham ensino fundamental incompleto. De acordo com a coordenadora geral da Escola, Marley Uchôa, o curso abre a possibilidade de ofício para quem ainda está fora do mercado de trabalho ou buscando complementar sua renda.
No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar a seguinte documentação: a) Formulário Padrão de Inscrição (disponibilizado no ato da inscrição); b) Cópia legível, frente e verso, de um documento de Identificação (carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação); c) Cópia legível de comprovante de residência: conta de energia (ENEL) ou água (CAGECE) referente aos meses de julho ou agosto de 2018; d) Comprovante de escolaridade (certificado, histórico escolar, declaração da escola, outros).
Após inscrição, os candidatos ainda passarão por seleção, constituída por análise documental, entrevista individual e atividade para identificação de habilidades artísticas e/ou manuais. O processo seletivo ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro de 2018, das 8h30 às 12h. O processo de seleção será realizado por uma Comissão Técnica, composta pela Equipe Pedagógica da EAOTPS e 01 professor/facilitador notoriamente reconhecido na área da marcenaria, cultura e patrimônio cultural.
Os selecionados deverão efetuar sua matrícula no dia 20 de outubro. As aulas serão iniciadas no dia 16 de outubro, sendo realizadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h. Além do material didático, os participantes receberão também lanche e vale-transporte (para alunos que não residam nas proximidades da EAOTPS).
A Escola

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um dos equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar, sendo ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A EAOTPS tem como missão realizar atividades de capacitação profissional em restauração e conservação do patrimônio cultural material, bem como de valorização e recuperação do patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará.

 

Serviço: Abertura das Inscrições para Curso em Marcenaria
Período de inscrições: 24 a 26 de setembro de 2018 ou até o limite de 50 inscrições.

Horário: Das 8h às 12h e 14h às 17h.

Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga)

Número de vagas: 20

As inscrições e os cursos serão presenciais e gratuitos.

Mais informações: (85) 3238 1244 (De segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e 13h30min às 17h)

Você também pode gostar leia