Trupe do riso leva alegria aos pacientes do Hospital OTOclínica

 

Com o objetivo de oferecer um cuidado humanizado e focado no acolhimento integral de pacientes e acompanhantes, o Hospital OTOclínica, em parceria com o grupo Trupe do Riso, promove visitas lúdicas mais que especiais. Semanalmente, palhaços cheios de graça e bom humor entram em cena e propiciam uma tarde alegre e diferente, repleta de música, diversão e sorrisos.

A magia começa nos corredores do Hospital e invade os apartamentos e enfermarias, contagiando e encantando a todos. Visando minimizar a dor e sofrimento decorrentes da hospitalização, as intervenções são planejadas de forma a priorizar os pacientes internados há mais tempo, bem como àqueles com alguma demanda psicológica. O interesse e a receptividade dos pacientes e acompanhantes ficam explícitos nas solicitações de visita feitas ao longo do trajeto e que são prontamente atendidas.

“Possibilitar ao paciente ressignificar o adoecer, promovendo, através da arte e ludicidade, acolhimento, cuidado e humanização. Os palhaços quebram a rotina hospitalar e transformam positivamente o ambiente, tornando-o mais leve e ameno”, explica Mariana Kolb, psicóloga hospitalar e responsável pelo projeto no Hospital.

A psicóloga destaca que o adoecimento traz consigo grandes e significativas mudanças na vida do paciente, inclusive alterações comportamentais e emocionais, que podem dificultar o processo de restabelecimento da saúde. Assim, promover ações humanizadas como esta potencializa o processo adaptativo do paciente e de seus familiares, impactando diretamente no seu bem-estar e, consequentemente, na sua recuperação.

“Os benefícios são inúmeros e se refletem em aspectos físicos e emocionais, como a melhora na qualidade do sono, redução dos níveis de estresse e ansiedade decorrentes da internação e do próprio adoecer, mudanças positivas nas relações entre a equipe de saúde, os pacientes e familiares, o que facilita muito a condução dos cuidados”, afirma Mariana.

Você também pode gostar leia