Espetáculos de seis países foram selecionados para o 5º Festival Internacional de Circo do Ceará

 

 

Espetáculos da Argentina, Itália, Portugal, Uruguai e Venezuela, e dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal vão compor a programação do 5º Festival Internacional de Circo do Ceará, que anualmente atrai artistas do Brasil e outros países para uma intensa programação artística e atividades de formação.

O evento acontece em novembro de 2018 com espetáculos, oficinas e encontros em Fortaleza (de 7 a 14), Sobral (15 e 16), São Gonçalo do Amarante (17 e 18), Paracuru (19 a 21) e na praia de Canoa Quebrada, em Aracati (23). Toda a programação é gratuita.

Foram mais de 350 inscrições recebidas de todos os continentes, dos quais 35 companhias ou artistas foram selecionados. Serão cerca de 80 apresentações de espetáculos das mais diversas artes circenses, destinadas a público de todas as idades. Na programação formativa o Festival realiza um seminário, um encontro e 10 oficinas distribuídas nas cinco cidades.

Criado em 2014, o Festival Internacional de Circo do Ceará tem a proposta de capacitar, difundir e integrar as diversas possibilidades do universo circense no Ceará. Anualmente proporciona aos artistas e amantes dessa arte a possibilidade de aprendizado e troca de experiências. Apresentado pelo Ministério da Cultura e Atacadão, o 5º Festival Internacional de Circo do Ceará é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, que divide a produção com a Indústria da Arte. Tem como parceiros as Prefeituras de Sobral, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e da ECOA. Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006, e Enel.

AS ATRAÇÕES SELECIONADAS

Foram selecionados para o Festival 13 artistas ou companhias do Ceará, 11 de outros estados brasileiros (05 de SP, 04 do RJ, 01 do RN e 01 do DF) e 11 internacionais (07 da Argentina e um da Itália, Portugal, Uruguai e Venezuela). Além destes, o Festival terá como convidado o Palhaço Pimenta, Mestre da Cultura do Ceará. Os selecionados foram:

INTERNACIONAIS: Piky Potus (Uruguai), Mica Paprika (Portugal), Autoportante (Itália), Infinitu Balance (Venezuela), Variedades Escenicas, Duo um pie, Payasa Maku Fanchulini, Payaso Chacovachi, Maria Gabriela Rojas, Alejandro Alarcòn Villarroel (Argentina) e Circo Mano a Mano (Peru e Argentina).

NACIONAIS: Tropa Trupe (Rio Grande do Norte), Vanessa Calado, Ciro Ítalo, Ricardo Gadelha e Duo Nigretai (Rio de Janeiro), Dan Marques (Distrito Federal) e, de São Paulo, Circo do Asfalto, Duo Simetria, POIN – Pequena Orquestra Interativa, Bárbara Francesquine e mais, De Lucca Circus e Os Profiçççionais.

CEARENSES: Companhia Itinerante de Malabares e Trupe Tamarindo (Sobral), Trupe Motim de Teatro (Quixeré), Bruno Farias – O homem foca (Martinópole) e, de Fortaleza, Cia. Plural de Artes Cênicas, Grupo Ânima, K’Os Coletivo, Mágico Goldini, As 10 Graças de Palhaçaria, Companhia Laguz Circo, Coletivo Quintal, Grupo Dezequilibradoz e o Palhaço Pimenta.

 

Serviço:

5º Festival Internacional de Circo do Ceará – Em Fortaleza (de 7 a 14 de novembro), Sobral (15 e 16/nov), São Gonçalo do Amarante (17 e 18/nov), Paracuru (19 a 21/nov) e na praia de Canoa Quebrada, em Aracati (23/nov). Informações: (85)3459-0096 e festivaldecircoceara@gmail.com. Site: https://www.festivaldecircoceara.com/ Facebook: https://www.facebook.com/festivaldecircodoceara/. Toda a programação é gratuita.

Você também pode gostar leia