A Hora de Mudar foi Ontem

Que o mundo mudou nós todos sabemos e vivemos, e no livro Mude ou Morra de Renato Mendes e Roni Cunha Bueno somos questionados sobre a velocidade que essas “novas” mudanças veem acontecendo e impactando nossas vidas e as organizações.
As crianças do atual Ensino Infantil, 65% delas, trabalharão em profissões que ainda não foram criadas – previsão do Fórum Econômico Mundial. Nos últimos dez anos, dez outras profissões já nasceram, como Operador de Drone, Motorista de Transporte Alternativo, Analista de Big Data e Engenheiro de Carros Autônomos; esse movimento durava em torno de cem anos, no início do século.
Essa Nova Economia é baseada na Internet e na Tecnologia, deixando tudo mais rápido, básico, simples, a mão das pessoas em qualquer tempo e circunstancia; e quando os consumidores procuram o seu produto ou o seu serviço é essa facilidade que todos querem e precisam, já pensou sobre isso?
Não se trata apenas de ter ferramentas digitais, criar um e-commerce ou oferecer facilidades através de aplicativos. A chamada Transformação Digital tem como premissa a mudança do seu Modelo de Negócio, a cultura e o foco no Cliente, entrar numa Zona de Desconforto, de errar e reaprender.
E o tempo foi ontem, porque tudo mudou já. As empresas tradicionais, os empresários tradicionais precisarão mudar ou morrerão, inevitavelmente. O primeiro passo é ter consciência da necessidade de aprender, desaprender e reaprender, porque segundo Alvin Toffler, escritor e futurista americano, o analfabeto do século XXI é esse, que não sabe passar por essas etapas da aprendizagem. Reflita hoje se seu negócio é de ontem ou de amanhã e mude, enquanto é tempo.

Você também pode gostar leia