GALERIA MARIANA FURLANI APRESENTA EXPOSIÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO WILSON NETO

 

 

A Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea (MFAC) apresenta a exposição A Pintura como Paisagem, mostra individual do artista plástico cearense Wilson Neto, que abre para convidados no próximo dia 29 de agosto e fica em cartaz na capital cearense para visitação gratuita até o dia 01 de outubro de 2018.

 

Nessa mostra, Wilson Neto revisita temas orgânicos relevantes na história da arte e apresenta a pintura como território, como habitat, como lugar do artista, revelando, através da tessitura do trabalho e do diálogo com outros pintores, o peso histórico da pintura enquanto técnica e da temática envolvendo a natureza. “O acúmulo de signos na minha pintura, como escritos desconexos em busca de um texto claro, resultou em jardins, hortas, brenhas e florestas”, afirma o artista.

 

Para Cecília Castellini, pintora, desenhista, gravadora e autora do texto de apresentação da mostra, Wilson Neto vai acompanhado de referências históricas nessa excursão por jardins. “A paisagem foi celebrada na pintura ora como ambientação de uma cena, ora como descrição do desconhecido ou de um momento do dia e finalmente como uma sensação que somente a grandiosidade da natureza poderia descrever”, escreve Castellini, acrescentando: “Wilson faz o uso de elementos artísticos do começo do século XX, das cores do fauvismo, da quebra da perspectiva do cubismo e finalmente da pintura de sensações do impressionismo, criando janelas para experiências intimistas da engenhosidade de ser pintor.”

 
A exposição reúne um conjunto de 34 obras, entre pinturas e monotipias, desenvolvidas todas no primeiro semestre de 2018. São 25 pinturas (acrílica e óleo sobre tela) e 9 monotipias com formatos e tamanhos variados (obras de 38 x 25cm a 130 x 130 cm). Apesar da presença em trabalhos anteriores, a temática envolvendo a natureza, fragmentos de paisagens como que paraísos desejados pela humanidade, aparece, pela primeira vez, de forma preponderante em toda a mostra.

 

SOBRE O ARTISTA

Wilson Neto nasceu em 1980, em Fortaleza, Ceará, onde vive e trabalha. Formou-se em Letras. A atividade artística foi ganhando relevância em sua vida, se misturando à vontade de experimentar com materiais e suportes pouco convencionais. Isso resultou em atravessamentos pictóricos e visuais com tecidos, pigmentos, impressões, bordado, colagens, dentre outros meios que, imbricados, convergem para uma pintura acumulativa, imagética, construída por camadas e, por assim dizer, em expansão. Ao longo de quase 20 anos de carreira, já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

 


SOBRE A GALERIA MARIANA FURLANI ARTE CONTEMPORÂNEA

Inaugurada em 2007, a Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea (MFAC) surge em meio ao cenário das artes da cidade de Fortaleza com a proposta inovadora de ser um local de múltiplo uso das expressões artísticas, em especial, nordestinas. Além dos cinco salões de exposições intercalados por um jardim central, a Galeria MFAC, que fica no coração da Varjota, bairro boêmio da capital que reúne charme, gastronomia e arte, passa a contar em 2018 com uma cozinha goumet.

Ao longo de mais de dez anos, a Galeria recebeu grandes exposições, mostras especiais de consagrados e de novos artistas e conversas sobre arte, entre outros eventos.

 

Serviço:

Evento: Exposição A Pintura como Paisagem, do artista plástico Wilson Neto
Abertura: 29 de agosto de 2018 (quarta-feira), às 19h
Visitação: 30 de agosto a 01 de outubro de 2018
Dias e horários: seg. a sex – 10h às 19h | sábado – 9h às 13h
Local: Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea
Endereço: Rua Canuto de Aguiar, 1401, Meireles, Fortaleza / Ceará
Telefones: (85) 3242-2024 / 98894-1206(whatsapp)

Você também pode gostar leia