NOITE DE HOMENAGENS E ESTREIA NA ABERTURA DO 28° CINE CEARÁ


“O Barco”, de Petrus Cariry, abre a Mostra Competitiva na noite de abertura do Festival

 

Com estreia nacional do filme O Barco, do cearense Petrus Cariry, e homenagens ao humorista Renato Aragão e o professor Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) será aberta na noite deste sábado, 04 de agosto, o 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Será no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, a partir das 19h30. O acesso é gratuito com distribuição de convites a partir das 19h na bilheteria do local.

O 28º Cine Ceará acontece de 04 e 11 de agosto exibindo cerca de 100 produções, entre longas e curtas-metragens, nas salas de cinema e na Praça do Ferreira. Antes da noite de abertura oficial, duas mostras já deram início à programação. Ao longo do mês de julho foi realizada a Mostra os Trapalhões no Cineteatro São Luiz e, no dia 31, teve início a Mostra de Cinema Peruano, que se estende até o dia 05 de agosto na Caixa Cultural Fortaleza.

 

HOMENAGEM A HENRY CAMPOS

A solenidade começa com homenagem ao professor Henry Campos. Além do importante apoio que dá ao Cine Ceará, o Reitor da UFC é um incentivador de diversos eventos, entre os quais, o Festival UFC de Cultura, e instituiu o corredor cultural do Benfica, tradicional bairro universitário da cidade.

ENEL COMPARTILHA ANIMAÇÃO

Na sequência, acontece a primeira exibição da noite, o curta-metragem A Vila, produzido coletivamente pelos alunos da Oficina de Animação do projeto Enel Compartilha Animação, sob orientação de Telmo Carvalho e Josimário Façanha. Logo após a exibição, acontece a entrega dos certificados aos alunos.

HOMENAGEM A RENATO ARAGÃO

A programação de abertura oficial continua com a homenagem a Renato Aragão, cearense de Sobral, um dos maiores humoristas brasileiros de todos os tempos, com uma extensa obra no cinema e na televisão. Em Fortaleza, sua cinematografia está ligada ao Cineteatro São Luiz, onde, nas décadas de 1970 a 90, gerações de cearenses assistiram a muitos de seus mais de 40 filmes. Renato Aragão recebe duas homenagens, uma placa do Cineteatro São Luiz e, do Cine Ceará, o troféu Eusélio Oliveira.

O BARCO

Encerrada a solenidade, começa a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem desta edição do Cine Ceará com O Barco. Após finalizar a Trilogia da Morte, o cineasta Petrus Cariry retorna ao circuito de festivais com este drama inspirado no conto homônimo do escritor Carlos Emílio Corrêa Lima. A exibição na noite deste sábado marca a estreia nacional do longa, que já foi exibido nos festivais americanos Sunscreen International Film Festival e Interrobang Film Festival, além do espanhol Islantilla Cineforum. Em setembro, participará do Rivne International Film Festival 2018, na Ucrânia, e do Oldenburg International Film Festival, na Alemanha.

O 28º Cine Ceará acontecerá de 04 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: SP Combustíveis, M. Dias Branco, Banco do Nordeste, Café Santa Clara e Indaiá. Agradecimentos: Enel e Oi.

 

SERVIÇO

28° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 4 a 11 de agosto de 2018 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85) 3055-3465. Grátis.

Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n – Centro); Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema); CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema); Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 – Meireles), Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local. Mais informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.

Distribuição de ingressos:

Abertura: Dia 4 a partir das 19h, na bilheteria do Cineteatro São Luiz.

Encerramento: Dia 11 a partir das 19h, na bilheteria do Cineteatro São Luiz.

Mostras: CAIXA Cultural Fortaleza e Cineteatro São Luiz: Uma hora antes do início da sessão, nas bilheterias; Cinema do Dragão: a partir das 14h, na bilheteria.

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA 04/08 (SÁBADO)

MOSTRA DE CINEMA PERUANO

Caixa Cultural Fortaleza

15h – Cabo para a Tierra (Karina Cáceres. Documentário. 2012. 50′. Livre). Sessão para escolas.

16h – PALESTRA: O Cinema Regional Peruano, de Emilio Bustamante (jornalista, crítico e professor de cinema).

17h – Climas (Enrica Pérez. Ficção. 2014. 85′. 14 anos)

19h – Paraíso (Héctor Gálvez. Ficção. 2009. 87′. 14 anos). Festival de Veneza.

19h30 – CERIMÔNIA DE ABERTURA DO 28° CINE CEARÁ

MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM

O Barco (Petrus Cariry. Ficção. 72′. Brasil. 2018. 14 anos). Première Brasil

20h – CINEMA NA PRAÇA

Praça do Ferreira

O Cangaceiro Trapalhão (Daniel Filho. Ficção. 90′. Brasil. 1983. Livre)

Você também pode gostar leia