O Circo de Só Ler” transforma o palco da CAIXA Cultural Fortaleza em picadeiro

 

 

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 06 a 08 de julho de 2018, às 17 horas, o espetáculo “O Circo de Só Ler”. Da inspiração de ver o filho engatinhando no aprendizado, durante o lúdico processo de alfabetização, surge o musical vencedor do Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Melhor Espetáculo Infanto-juvenil 2014.

Com roteiro e composição do professor de história e idealizador do projeto “História Cantada”, Gerson Guimarães, o musical conta a história de um menino que vivia fora da escola, mas a chegada do circo à sua cidade faz ele descobrir que por não saber ler sua vida não é totalmente livre. A trupe do Circo, liderada pelo LIVRO ENCANTADO, será seus orientadores na fantástica viagem pelo mundo mágico da leitura.

O espetáculo é um lúdico convite à leitura e tem direção artística coletiva. O autor Gerson Guimarães se soma a Dina Tourinho, responsável pela movimentação cênica, e aos premiados atores Marcelo Praddo, Cristiane Mendonça, e Cida Oliveira, que dividem o palco com o ator mirim Iago Pimentel. Esta trupe baiana transforma o palco em picadeiro, fazendo do circo a escola e do palhaço um professor, que ensina com alegria. “Em um mundo tão dominado pela linguagem audiovisual, precisamos cada vez mais espalhar os livros pelas salas, pelos quartos e pelo mundo”, diz Gerson Guimarães

Professor

Professor de História – com mais de 30 anos de experiência – Gerson Guimarães, autor de vários musicais, especialista na criação de projetos art educativos, viajou pela Bahia com o projeto musical “História Cantada – uma aula show”, voltado para pré-vestibulandos. Tendo música e teatro como ferramentas do aprendizado da História. Outro projeto é a Banda da Limpeza – que canta canções sobre temas relacionados às questões de meio ambiente.

Álbum

O Circo de Só Ler é também CD, lançado pela editora Faro Fino, que é considerado por diretores e coordenadores pedagógicos um excelente instrumento para dar continuidade ao desenvolvimento da leitura.

Workshop – Aprendizado Criativo
Além da peça, o professor Gérson Guimarães ministra ainda um workshop sobre a importância do uso de ferramentas criativas no processo de aprendizado, demonstrando, através do Projeto História Cantada, a utilização da música e do teatro como elementos auxiliares ao aprendizado. O encontro acontece no dia 07/07 (sábado), às 15h, no teatro da Caixa Cultural Fortaleza. Inscrições por ordem de chegada, no dia do evento. Entrada gratuita. Vagas: lotação do teatro – 160 lugares.
Ficha técnica:
Texto , concepção e composições:Gerson Guimarães
Criação / Direção: Cida Oliveira, Cristiane Mendonça, Dina Tourinho,
Gerson Guimarães e Marcelo Praddo
Elenco: Cida Oliveira, Cristiane Mendonça,Marcelo Praddo
Atores Mirins: Iago Pimentel
Arranjos: Reinaldo Mota
Cenário e Figurino:Zuarte Jr
Projeto de Luz: Luciano Reis
Operação de Luz: Zeca Mimoso:
Operação de Som: Robson Poeta
Fotos de Divulgação: Diney Araújo
Design Gráfico:: Belmiro Neto e Patrícia Simplício (LADO B)
Assessoria Jurídica:
Produção Geral: Capricornius Produções
Produção Executiva: Clarice Bartilotti, Ive Caceres e David França
Produção Local: ATO Marketing Cultural
Assessoria de Imprensa: Roberta Bonfim
FanPage Facebook: @ocircodesoler

 

Serviço:
Teatro: O Circo de Só Ler
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 06 a 08 de julho de 2018
Horário: 17h
Duração: 60 min
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas 02h antes do espetáculo
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Você também pode gostar leia