Utilização e aplicação de materiais é destaque no último dia da Conferência Internacional ISAP

Na quinta (21), ocorre o último dia da Conferência ISAP 2018 (Sociedade Internacional de Pavimentos Asfálticos), no hotel Gran Marquise, em Fortaleza. Realizado pela primeira vez na América Latina, o evento reúne, desde o início da semana, cerca de 300 pesquisadores e engenheiros, acadêmicos, oficiais de agências estatais, construtores, consultores e profissionais da indústria oriundos de 24 países. O último dia terá como alguns dos destaques as palestras acerca de utilização de materiais na pavimentação. Serão abordados diferentes enfoques, como novas abordagens e misturas em aplicação no Brasil, avanços no teste de fadiga e modelagem de materiais betuminosos e materiais avançados para pavimentos futuros.

A primeira palestra ficará a cargo do CCR Engelog, o Centro de Engenharia responsável pelo gerenciamento dos investimentos das Concessionárias do Grupo CCR. Na ocasião, a empresa apresentará as novas abordagens e misturas em aplicação no País, como, por exemplo, o asfalto morno (em inglês, Warm Mix(es) Asphalt – WMA), que é exclusiva e bem menos poluente que o material tradicional. A empresa também abordará a reciclagem de pavimentação com resíduos de demolição. Esse método gerou uma economia de 47% na utilização de materiais virgens oriundos da exploração de pedreiras, ocasionando importantes benefícios ambientais.

A Conferência ISAP tem sido uma das maiores fontes de estado-da-arte e estado-da-prática em tecnologia asfáltica desde seu primeiro encontro em Ann Arbor, Michigan, EUA, em 1962. O evento tem periodicidade quadrienal e a 13ª edição em Fortaleza será uma oportunidade de examinar as direções futuras da indústria da pavimentação asfáltica ligada às principais questões sustentáveis, à proteção do meio ambiente, aos impactos socioeconômicos e políticos, à qualidade da infraestrutura viária e em aspectos da tecnologia, como o uso de pavimentos inteligentes.

Para o coordenador da Conferência ISAP 2018 no Brasil, Prof. Jorge Soares, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Diretor de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o evento extrapola aspectos científicos e técnicos e aborda temas que tangenciam a vida das pessoas e a economia do país. “Por exemplo, esse ano será lançado pelo Governo Federal o novo método de dimensionamento de pavimentos brasileiro, uma atualização necessária ao atual, que é da década de 1960, e que não prevê tecnologias avançadas já adotadas por rodovias de muitos países e por muitas das concessionárias nacionais, como asfaltos modificados por polímeros e produzidos a temperaturas inferiores às usuais, evitando a liberação de tóxicos ao meio ambiente. Esse assunto, assim como a utilização de resíduos diversos – como a borracha de pneu moído e as cinzas oriundas de termelétricas –, e os pavimentos inteligentes, capazes de gerar energia, estão entre os temas a serem abordados nas Palestras e Mesas Redondas da ISAP, com implicação direta no cotidiano de todos que utilizam a malha viária do nosso país”, explica Jorge Soares.

 

Serviço:

• 13ª Conferência ISAP (Sociedade Internacional de Pavimentos Asfálticos)

Data: de 19 a 21 de junho

Local: Hotel Gran Marquise

Horário: 08 horas às 19 horas

Informações: (85) 3261.1111

Você também pode gostar leia