O Theatro José de Alencar chega aos 108 anos

 

Inaugurado em 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar completa 108 anos em 2018. Um dos raros exemplares de arquitetura nacional de teatro jardim, tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional em 1964, é uma referência artística e turística nacional, e desempenha importantes papéis na vida cultural cearense.

Ao longo de seus 108 anos milhares de espetáculos de diversas linguagens passaram pelo palco principal e por outros espaços cênicos do Theatro José de Alencar. O equipamento é reconhecido como um dos palcos mais importantes do país, tendo já recebido em sua história os principais grupos de teatro, dança, orquestras e artistas de renome local, nacional e internacional.

No domingo (17), o Theatro José de Alencar oferece uma tarde regada de arte e futebol no jardim. Às 12h, o TJA abre as portas e recebe o público para uma feijoada e às 13h30 inicia o show do Macaúba do Bandolim. Tesouro Vivo da Cultura reconhecido oficialmente em 2017 pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), Macaúba do Bandolim se destaca como músico, representa uma lenda viva na história da música brasileira, vem contribuindo para preservação do chorinho, recebeu diversas homenagens, incluindo do Clube do Choro de Brasília e em 2014 recebeu a medalha Lauro Maia.

 

Copa do Mundo com humor

O Theatro José de Alencar entra no clima da Copa do Mundo. O primeiro jogo do Brasil acontece no domingo, 17 de junho, o dia da inauguração do TJA, então resolvemos transmitir o jogo, que inicia às 15h. No intervalo do jogo o humorista Laitinho Brega entra em campo para divertir o publico. Após o apito final, teremos a animação do show da banda Os Transacionais no Jardim de Burle Marx. A entrada será gratuita.

 

Os Transacionais

Os Transacionais surgem com uma proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 60 e 70, indo do Iê Iê Iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega e a descontração do frevo e afoxé. O projeto visa resgatar a memória musical do Brasil através de um trabalho sério de pesquisa de época e experimentação. Um apanhado dentre variados estilos, ritmos e temáticas provenientes das diversas regiões do país.

Quer aproveitar e conhecer um pouco da história do Theatro José de Alencar? As visitas guiadas todos os dias 17 são gratuitas e no domingo teremos os seguintes horário; 14h, 15h e 16h.

 

Serviço:
Aniversário do Theatro José de Alencar – 108 anos
Data: 17 de junho de 2018 (domingo)
Horário: 12h às 19h
Local: Theatro José de Alencar, Rua Liberato Barroso 525, Centro, Fortaleza/Ce
Entrada: Gratuita

Você também pode gostar leia