Capacitação promove auxílio para o ensino de crianças com autismo por meio de brincadeiras

 

 

 

Em meio ao número crescente de diagnósticos do aspecto, principalmente nos primeiros anos de vida da criança, a escola pode se tornar uma rede de atuação em sintonia com as famílias visando à qualidade de vida de crianças com autismo. Isso porque pode auxiliar no diagnóstico precoce e promover a inclusão trabalhando o estímulo sensorial, autonomia entre outros.

De acordo com a lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, todas as crianças devem ser incluídas nas classes comuns de ensino regular.

Nesse sentido, entre os dias 18 e 19 de maio, será realizado o curso “A Inclusão Escolar pelo Brincar: uma descoberta especial para cuidadores”, na sede da NESA Nordeste. O evento, que visa orientar pais e professores a ensinar seus filhos por meio de brincadeiras, vai disponibilizar atividades personalizadas à nível e dificuldade de cada criança ou adolescente. As inscrições podem ser feitas por meio do email nesanordeste.secretaria@gmail.com.

Dentre o que será ofertado no curso, brincadeiras com materiais não estruturados e estruturados no desenvolvimento infantil e explanação das brincadeiras prazerosas e construtivas no apoio terapêutico.
Confira a programação:
Sexta
6h a 19h • Educação inclusiva e suas implicações para inclusão social das pessoas com TEA e Deficiência Inte-lectual • Princípios da Neuroeducação para estimulação do potencial de aprendizagem no contexto familiar
19:30 – 21:30h

– Oficina 1: o brincar com materiais não estruturados e estruturados no desenvolvimento infantil

– Oficina 2: o uso de materiais estruturados nas intervenções educacionais no contexto familiar (entrega de kits com 5 jogos para cada participante)
Sábado
08h – 9:50h • Introdução à abordagem pais e filhos e/ou educadores e alunos, como o brincar pode ser executado de forma leve e prazerosa dinamizando o incentivo da comunicação.
• COFFEE BREAK – 15MIN

10:05h – 11:45h • Explanação das brincadeiras prazerosas e construtivas no apoio terapêutico

• Criatividade e recreação domiciliar construtiva

• INTERVALO – ALMOÇO

14h – 17:30h • Autoconhecimento e Autoresponsabilidade
Mais informações

Inscrições:

nesanordeste.secretaria@gmail.com

Skype: nesanordeste

(85) 3275.2149 | 99937.0577 (whats)

Você também pode gostar leia