Nesta segunda: Pint Of Science estreia em Fortaleza

 

A estreia de Fortaleza no Pint of Science, festival mundial de divulgação científica, será nesta segunda (14), às 19h, no Cantinho do Frango. Para brindar o público presente, palestra da pró-reitora de extensão da UFC, Márcia Maria Tavares, sobre a importância da formação de vínculos desde a primeira infância. Em seguida, o médico Antônio Silva Lima Neto fará uma análise de como se distribuem espacialmente doenças e agravos nos bairros e assentamentos precários da capital cearense, iluminando as múltiplas realidades que cabem numa metrópole desigual e violenta. Não há necessidade de inscrição prévia e o participante pagará apenas pelo que consumir no espaço. A programação segue até 16 de maio, no Brava Boteco e Boozer’s Pub.

Durante a palestra de Marcia, a enfermeira sanitarista falará sobre a importância das conexões neuronais para estruturar o cérebro humano e de como podem ser estimuladas. “Na formação humana, precisamos estar atentos a estimular positivamente os neurônios, gerando ambientes saudáveis, toque, regulação das emoções, construindo diálogo aproximado. Mecanismos de interação humana são necessários nos dias de hoje, buscando atingir condições saudáveis de vida”, alerta.

Já a fala de Antonio Silva Lima Neto será uma pequena analogia com as Cidades Invisíveis de Italo Calvino, discutida na medida em que “no romance” o veneziano Marco Polo, ao descrever as inúmeras cidades do império de Kublai Khan, transcende o conceito geográfico e alerta: “jamais se deve confundir uma cidade com o discurso que a descreve”.

Palestrantes

Márcia Maria Tavares Machado é professora do Departamento de Saúde Coletiva, FAMED/UFC e atualmente pró-reitora de Extensão da UFC. Sanitarista, graduada em Enfermagem/ UFC, com mestrado em Saúde Pública pelo Depto de Saúde Comunitária da UFC, doutorado em Enfermagem em Saúde Comunitária UFC e Pós-Doutorado na Harvard School of Public Health.

Antonio Silva Lima Neto é professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e gerente da célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Médico com Residência em Medicina Preventiva e Social (ENSP/Fiocruz-RJ), Mestrado em Epidemiologia Ambiental e Políticas (LSHTM- University of London) e Doutorado em Saúde Coletiva (UECE), com experiência profissional e acadêmica no campo da Vigilância em Saúde, Educação Médica e Epidemiologia da Violência e Arboviroses.

Pint of Science

Realizado pela primeira vez em Fortaleza, o Pint of Science é um festival mundial de divulgação científica, quando pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como neurociência, física, saúde, biodiversidade, violência, genética e o futuro dos alimentos. O evento é realizado pela Embrapa, com apoio da Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade de Fortaleza – Unifor.

A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência. A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br.

 

SERVIÇO:

Pint Of Science em Fortaleza

14/05:

– Neurociência e afeto: a importância da formação de vínculos desde a primeira infância

– Saúde e Violência nas Cidades Invisíveis de uma Metrópole

Local: Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara 71 – Aldeota)

15/05:

– A Física simples de sistemas complexos: aplicações em ciências sociais, políticas, neurociência e (até mesmo!) em Física

– Valorizando a Biodiversidade por meio da Pesquisa em Química de Produtos Naturais

Local: Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar (R. Prof. Wilson Aguiar, 78 – Edson Queiroz)

16/05:

– Em Busca da Terra 2.0

– Recortando e colando o DNA com CRISPR: como essa técnica pode revolucionar o nosso futuro

– A ciência na fruta nossa de cada dia

Local: Boozer’s Pub (R. Carlos Vasconcelos, 834 – Meireles)

Horário: a partir de 19h30, todos os dias

* Participação gratuita, sem necessidade de inscrição prévia – o público paga, apenas, o que for consumido no estabelecimento.

Você também pode gostar leia