Pint Of Science debate Neurociência e afeto na primeira infância

 

A pró-reitora de extensão da UFC, Márcia Maria Tavares, será uma palestrantes da abertura do Pint of Science, dia 14 de maio, a partir das 19h, no Cantinho do Frango. O debate será sobre a importância da formação de vínculos desde a primeira infância e será aberto ao público, sem a necessidade de reserva de mesas e sem cobrança de ingresso. O participante pagará apenas pelo que consumir no espaço. A programação segue até 16 de maio, no Brava Boteco e Boozer’s Pub.

Durante a palestra, a enfermeira sanitarista falará sobre a importância das conexões neuronais para estruturar o cérebro humano e de como podem ser estimuladas. “Na formação humana, precisamos estar atentos a estimular positivamente os neurônios, gerando ambientes saudáveis, toque, regulação das emoções, construindo diálogo aproximado. Mecanismos de interação humana são necessários nos dias de hoje, buscando atingir condições saudáveis de vida”alerta.

A outra palestra da noite será “Saúde e Violência nas Cidades Invisíveis de uma Metrópole”, do professor Antonio Silva Lima Neto, da Universidade de Fortaleza – Unifor.

 

Palestrante

Márcia Maria Tavares Machado é professora do Departamento de Saúde Coletiva, FAMED/UFC e atualmente pró-reitora de Extensão da UFC. Sanitarista, graduada em Enfermagem/ UFC, com mestrado em Saúde Pública pelo Depto de Saúde Comunitária da UFC, doutorado em Enfermagem em Saúde Comunitária UFC e Pós-Doutorado na Harvard School of Public Health.

 

Pint of Science

Realizado pela primeira vez em Fortaleza, o Pint of Science é um festival mundial de divulgação científica, quando pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como neurociência, física, saúde, biodiversidade, violência, genética e o futuro dos alimentos. O evento é realizado pela Embrapa, com apoio da Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade de Fortaleza – Unifor.

A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência. A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br

Você também pode gostar leia