Enel Distribuição Ceará expõe projeto Microrrede Inteligente em um dos maiores eventos do setor elétrico do País

 

Nos dias 9 e 10 de maio, a Enel Distribuição Ceará participa da 30ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), um dos maiores eventos itinerantes do Brasil, que acontece no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, a companhia estará com um estande que destaca o projeto Microrrede Inteligente, cujo objetivo é abrir o mercado da energia para novas tecnologias e criar novas formas de gerir a energia.

As microrredes são sistemas de geração e distribuição de energia, que funcionam de forma autônoma ou conectada à rede da distribuidora. Quando está ligada à distribuidora, a microrrede armazena energia durante o dia para ser consumida à noite, quando o consumo se eleva, diminuindo a demanda sobre o sistema que abastece a cidade. Já no modo autônomo, o sistema é capaz de manter o fornecimento de energia do imóvel, durante algumas horas, no caso de uma eventual falta de suprimento de energia pela rede da concessionária. A Enel investiu, até o momento, mais de R$ 10 milhões no projeto.

Esta solução engloba tecnologias de geração distribuída com fontes limpas de energia (solar e eólica), armazenamento de energia e automação da rede elétrica. As microrredes podem ser instaladas, por exemplo, em condomínios residenciais, shoppings centers e complexos industriais. Atualmente, o projeto passa por uma fase de testes em um condomínio na região metropolitana de Fortaleza e deve ser lançado ainda no segundo semestre deste ano.

Você também pode gostar leia