CAIXA CULTURAL FORTALEZA PARTICIPA DA 16ª SEMANA DE MUSEUS

 

Por meio do programa educativo Gente Arteira, o centro cultural realiza encontros com os fotógrafos Gentil Barreira, Iana Soares, Silas de Paula e Fernando Jorge para discutir a obra de Sebastião Salgado. Além disso, em maio, o público pode participar de oficinas e cursos voltados para a arte e educação.

No mês de maio, a Caixa Cultural Fortaleza, por meio do programa educativo Gente Arteira, promove uma série de atividades durante a 16ª edição da Semana de Museus, evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus com o objetivo de estimular instituições culturais a desenvolverem ações homenageando o Dia Internacional dos Museus (18/05). A ideia é trazer uma multiplicidade de linguagens, em consonância com a programação das galerias e do teatro da CAIXA Cultural Fortaleza, no intuito de fortalecer a interação entre o público e as atrações do espaço.

Como forma de integrar a programação nacional da Semana de Museus, ao mesmo tempo em que dialoga com a cultura local, o Gente Arteira convidou os fotógrafos cearenses Gentil Barreira, Iana Soares, Silas de Paula e Fernando Jorge para a Mediação com o Fotógrafo, na qual cada um discutirá com o público sobre sua perspectiva diante da exposição Êxodos, de Sebastião Salgado, que acontece até o dia 20 de maio.

No dia 15/05, Gentil Barreira vai abordar aspectos sobre e Luz e Sombra das fotografias de Sebastião Salgado. Já no dia 16/05, Iana Soares conversa sobre oreal e o ficcional na fotografia documental. Silas de Paula, por sua vez, propõe reflexões sobre o olhar contemporâneo do fotógrafo mineiro no encontro do dia 17/05. Para finalizar, no dia 18/05, Fernando Jorge discute sobre a fotografia nos dias atuais.

Todos os encontros acontecem das 18h às 20h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Classificação: 18 anos.

Fotografia artesanal

Para os interessados em fotografia, o Gente Arteira também vai realizar, no dia 05 de maio de 2018, das 10h às 19h, uma oficina de Pinhole, máquina fotográfica construída manualmente com recursos simples como caixas de fósforo e fita isolante. O encontro, ministrado pela historiadora e arte-educadora Bianca Freires, trata sobre a câmera artesanal, apresentando princípios básicos de montagem, além de propor experimentações que visam estimular a percepção dos participantes quanto a luzes e sombras da cidade.

Os interessados em participar podem se inscrever de 02 a 04 de maio via e-mail gentearteira.ce@caixa.gov.br. Classificação: 18 anos. Vagas: 15, por ordem de inscrição.

Curadoria, dança e educação

Em maio, o público vai ter a oportunidade de participar do curso Curadoria para iniciantes, que acontece de 08 a 11 de maio, das 17h às 20h, e 12 de maio, das 10h às 19h. A partir da apresentação de um histórico da concepção e prática de exposições e do surgimento da figura do curador, as aulas propõem um exercício do pensamento crítico sobre o modo como expomos hoje, destacando-se a figura e o papel do curador de exposições de arte. Os participantes também serão estimulados a refletir sobre as etapas de montagem de uma exposição, criando um próprio projeto expositivo.

Ministrado por Juliana Castro, curadora, produtora cultural e licenciada em Comunicação Cultural pela Universidade Católica de Lisboa, o curso recebe inscrições de 02 a 04 de maio, pelo e-mail gentearteira.ce@caixa.gov.br. Classificação: 18 anos. Vagas: 25, por ordem de inscrição.

Outro curso que vai ser realizado no período é o Movo eu. Move você. Como movemos, nós? O desenho como recurso etnográfico para pesquisa em dança, com Janaína Bento. A ideia é propor aos participantes uma abordagem sobre o corpo em movimento e como este pode ser representado, aproximando a dança e a linguagem do desenho.

Janaína Bento é artista intérprete-criadora, pesquisadora em/de dança. Trabalha com composição coreográfica com foco na decomposição e recomposição de movimentos para criação em dança e também com a utilização de desenhos como recurso para composição coreográfica.

O curso acontece de 22 a 25 de maio e 29 de maio a 01 de junho (turma única), das 17h30 às 20h. As inscrições podem ser feitas de 15 a 17 de maio de 2018 via e-mail gentearteira.ce@caixa.gov.br. Classificação: 18 anos. Vagas: 25, por ordem de inscrição.

Já o Encontro com Educadores traz como temática os Espaços de Aprendizagem: a Educação Não-Formal, propondo o diálogo com professores e educadores sobre a importância de estreitar vínculos entre ensino formal e não-formal, entre espaços culturais, escolas e organizações sociais. O objetivo é entender sobre a importância de promover outras atividades fora do espaço tradicional de ensino para estimular o desenvolvimento da empatia, do reconhecimento e respeito das diferenças e da tolerância por meio da Arte, da História, da Cultura.

O encontro, que vai ser ministrado por Neyci Sotero, educadora, graduada em História e Especialista em Ensino de História do Ceará e educadora na casa Capitão-Mor, em Sobral, vai ser realizado no dia 19 de maio, das 10h às 19h. Inscrições: 15 a 17 de maio pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br. Classificação: 18 anos. Vagas: 30, por ordem de inscrição.

Agendamento

Para grupos agendados, o Programa Educativo Gente Arteira oferece visitação mediada e oficinas pensadas didaticamente para diferentes grupos e faixas etárias. Em maio, os grupos agendados poderão conhecer mais sobre fotografia (Princípios da fotografia – a câmara escura), compreender como a luz e a refração podem criar imagens incríveis (Caleidoscópio: cores e imagens), como a Arte pode ser construída colaborativamente, a partir de formas diversas (Estêncil – prática colaborativa), e as memórias que podem despertar diversos sentidos (Memórias Sinestésicas). Há também as mediações especiais para estudantes de ensino médio, que se correlacionam com temáticas que podem ser abordadas em sala de aula, Fotografia é Documento? e Uma exposição pode ser uma narrativa?, utilizando a exposição como elemento de pesquisa e análise crítica.

No Jardim da Imaginação

Além disso, a Caixa Cultural Fortaleza realiza mais duas edições do projeto Fim de Tarde no Jardim da Imaginação, que vai acontecer nos dias 13 e 20 de maio, das 16h30 às 18h. Destinado para crianças a partir de 02 anos e toda família, os encontros acontecem na área externa do centro cultural, com diversas atividades divertidas e educativas, como contação de histórias com o Educativo Gente Arteira. Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição.

Serviço: Programa Educativo Gente Arteira – atividades para maio de 2018

Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Semana de Museus: Mediação com o Fotógrafo

Data:

15/05 – Gentil Barreira

16/05 – Iana Soares

17/06 – Silas de Paula

18/06 – Fernando Jorge

Horário: 18h às 20h

Inscrição: no local

Classificação: 18 anos

Oficina: Pinhole

Data: 05 de maio

Horário: 10h às 19h

Inscrição: 02 a 04 de maio, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br

Classificação: 18 anos

Capacidade: 15 pessoas, por ordem de inscrição

Curso: Curadoria para iniciantes

Data: 08 a 12 de maio

Horário:17h às 20h (08 a 11 de maio) e 10h às 19h (12 de maio)

Inscrição: 02 a 04 de maio, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br

Classificação: 18 anos

Capacidade: 25 pessoas, por ordem de inscrição

Curso: Movo eu. Move você. Como movemos, nós? O desenho como recurso etnográfico para pesquisa em dança

Data: de 22 a 25 de maio e 29 de maio a 01 de junho – turma única

Horário: 17h30 às 20h

Inscrição: 15 a 17 de maio, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br

Classificação: 18 anos

Capacidade: 25 pessoas, por ordem de inscrição

Encontro com Educadores: Espaços de Aprendizagem: a Educação Não-Formal

Data: 19 de maio

Horário: 10h às 19h

Inscrição: 15 a 17 de de maio, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br

Classificação: 18 anos

Capacidade: 30 pessoas, por ordem de inscrição

Contação de histórias: Fim de Tarde no Jardim da Imaginação

Data: 13 e 20 de maio

Horário: 16h30 às 18h

Classificação: crianças a partir de 02 anos e suas famílias

Mais informações e agendamento de visitação mediada e oficinas: Gente Arteira – (85) 3453.2780 – gentearteira.ce@caixa.gov.br

Programação Cultural – Exposições na CAIXA Cultural Fortaleza

Êxodos – Sebastião Salgado

Período: 21 de março a 20 de maio de 2018

Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência

Paraciclo disponível no pátio interno

Você também pode gostar leia