FESTIVAL DE SANFONEIROS DE LIMOEIRO DO NORTE CHEGA À SUA 11ª EDIÇÃO

 

 


Com acesso gratuito, o evento começa no próximo dia 19 e vai apresentar grandes nomes da música, com destaque para as mulheres sanfoneiras na programação.

A cidade de Limoeiro do Norte (CE), na região do Vale do Jaguaribe, vai se tornar a Capital da Sanfona, nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2018. Grandes artistas sobem ao palco, na praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne), em programação inteiramente gratuita e aberta ao público. As mulheres sanfoneiras também são destaque, nas três noites de festival.

O Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, em parceria com a ENEL, e tem o apoio da Prefeitura de Limoeiro do Norte e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado.

PUXA O FOLE, SANFONEIRA!

Sanfoneiras cearenses prometem mostrar todo o seu talento, no palco da Praça da Matriz. Karolzinha do Acordeon, Cecília do Acordeon e Maria Marlene vão encher de música a cidade de Limoeiro do Norte, nos três dias de evento.

A sanfoneira fortalezense Karolzinha do Acordeon se apresenta na noite do dia 19/04 e garante muita animação. Com carreira profissional, Karolzinha integra uma banda de forró composta só por mulheres, na capital cearense.

A pequena Cecília do Acordeon, de Redenção (CE), toca na noite de sexta-feira, 20/04, e vem pra mostrar que talento não tem idade. Revelação no cenário do forró raiz, com apenas 10 anos, ela se dedica tanto à sanfona que já ganhou destaque nacional, como atração do Programa da Eliana, no SBT, em 2017.

A sanfoneira Maria Marlene também se apresenta no Festival de Limoeiro, na noite de sábado, 21/04. Natural de Russas (CE), ela recebeu, em março deste ano, o título de Cidadã Aracatiense, da câmara municipal de Aracati, cidade onde mora há 30 anos. Acostumada aos palcos, Maria Marlene tem o forró na ponta dos dedos e deve botar o povo pra dançar, no último dia de programação.

MÚSICA DE TODOS

O Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte é o cenário perfeito para a reunião das mais variadas correntes da boa música que têm a sanfona como principal instrumento, em suas formações. Este ano, o público tem a grande oportunidade de assistir a apresentações de nomes de peso da música instrumental do Ceará. São artistas como Adelson Viana, o acordeonista, compositor, arranjador e cantor que já trabalhou ao lado do amigo e mestre Dominguinhos, além de Fagner, Zeca Baleiro, Jorge Vercillo, Elba Ramalho e Yamandu Costa. Com ele, sobe ao palco o renomado violonista Nonato Luiz, músico de prestígio internacional, referência em seu instrumento, com 35 títulos em sua discografia. Em 2009, os dois assinaram um CD juntos, o “Dobrado”, que vai inspirar grandes momentos neste festival.

Referência na sanfona cearense e do Nordeste do Brasil, elogiado por Dominguinhos e outros mestres do acordeon, Chico Justino se apresenta no palco da Praça da Matriz, que também recebe atrações como o jovem talento do acordeon Freitas Filho. O músico, de apenas 21 anos de idade, já acompanhou Fagner, Fausto Nilo, Flávia Venceslau e o próprio Dominguinhos. Freitas toca ao lado de outro grande músico, o violonista Samuel Rocha, que já é nome importante das rodas de choro e samba de Fortaleza, sendo reconhecido por sua técnica e versatilidade ao violão de 7 cordas.

Os acordes dos sanfoneiros locais também animam os três dias de festival, em Limoeiro, com a participação de nomes como Caetano do Prado; Dom Ratinho, o músico que já integrou a banda Mastruz com Leite, no início dos anos 1990; Raimundo Gabriel, que já integrou bandas como Styllus, Forró Beleza, e a banda do sanfoneiro Carlito Bandeira; Clementino Moura Filho, herdeiro do saudoso sanfoneiro Clementino Moura – falecido em 2017 e já foi atração de edições passadas do festival, inclusive como homenageado; Fransquin do Mela Pinto; Zé Airton, Eu e Nós Aqui; e Deuseirton do Acordeon.

FORRÓ NA FEIRA

Como parte da programação, o Forró na Feira vai fazer a festa na praça da Coluna da Hora (praça Capitão João Ennes), na manhã de sábado, 21/04. O palco é aberto para instrumentistas iniciantes, amadores e os amantes da sanfona, com um reforço especial das “canjas” de músicos profissionais convidados.

 

 

HISTÓRIA E MISSÃO DO FESTIVAL

Na sua forma original, o Festival começou em 1968, a partir do programa de rádio “Vesperal do Volante”, do radialista Luiz Gonzaga de Freitas, na Rádio Educadora Jaguaribana. Como era grande o número de sanfoneiros fazendo fila na porta da rádio, em busca de divulgação, nasceu a ideia de reunir os músicos num festival, com comissão julgadora, seleção e premiação de vencedores. Foram realizadas cinco edições do evento, até 1972.

Uma longa pausa (de 34 anos) foi interrompida, por iniciativa do Instituto Brasil de Dentro que retomou o festival, em 2006, no mesmo formato de concurso. A demanda pela volta da programação era tamanha que cerca de 40 instrumentistas, de várias regiões do país, se apresentaram, nas três noites de shows, na Praça Matriz.

O Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte manteve o formato competitivo até sua 9ª edição, quando passou a valorizar a amostragem musical e artística, priorizando seu caráter cultural – riqueza imaterial que o festival quer transformar em riqueza material, revertida em renda para artistas e cidadãos locais, tanto na forma de inserção cultural como da expressão da arte.

A missão do festival é incrementar a cadeia produtiva da música, a formação de plateia, o intercâmbio entre músicos de diferentes regiões e estilos, mostrando a sanfona como protagonista da boa música.

O evento já se consagrou no calendário cultural do Ceará, tendo recebido, ao longo das suas edições, nomes como Dominguinhos (PE), Renato Borghetti (RS), Waldonys (CE), Toninho Ferragutti (SP), Chambinho do Acordeon (SP), o premiado acordeonista Mahatma Costa (PE), além de atrações internacionais como a alemã Cathrin Pfeifer e o bandoneonista argentino Martín Mirol.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 19 de abril, Quinta-feira

20:00 – Cortejo de abertura

20:30 – Caetano do Prado

21:00 – Freitas Filho e Samuel Rocha

22:00 – Dom Ratinho

22:30 – Karolzinha do Acordeon

Dia 20 de abril, Sexta-feira

20:00 – Raimundo Gabriel

20:30 – Cecília do Acordeon

21:00 – Clementino Moura Filho

21:30 – Fransquin do Mela Pinto

22:00 – Chico Justino, com a participação de Redondo

Dia 21 de abril, Sábado

20:00 – Maria Marlene

20:30 – Adelson Viana e Nonato Luiz

21:30 – Zé Airton, Eu e Nós Aqui

22:00 – Deuseirton do Acordeon

22:30 – Lucas Souza

 

Serviço:

11º Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte

Data: 19 a 21 de abril de 2018 (Abertura: dia 19/04, às 20h)

Local: Praça da Matriz (Praça José Osterne) – Limoeiro do Norte (CE)

Você também pode gostar leia