Relações de Trabalho: Amizade vs Estritamente Profissional

Boa noite queridos, tudo bem com vocês? Dando continuidade a nossa série sobre Imagem&Carreira, hoje iremos conversar sobre a importância da forma como nos relacionamos no trabalho e como isso reflete na nossa imagem profissional.

Sabemos que não é fácil conviver com diferentes tipos de pessoas todos os dias sem que isso nos traga algumas chances de conflito. Costumes familiares, hábitos pessoais, valores e gostos entram em contato muitas vezes com seus opostos no ambiente de trabalho. Hoje conversaremos sobre a Amizade no trabalho vs o Estritamente Profissional.

 

Já se pegou sem saber como agir com algum colega de trabalho? Na dúvida se “fazia amizade “ou deixava as coisas a nível profissional?

 

A dica é: buscar o EQUILÍBRIO. É erro comum do profissional achar que para conquistar a confiança e se integrar em seu local de trabalho, precise desenvolver uma relação de amizade com seus pares e superiores. Acontece que, salvo exceções, a amizade no ambiente de trabalho arrisca comprometer a produtividade e a tomada de decisões em questões éticas. Cuidado com isso!

Por outro lado, se de certa forma pode não ser interessante desenvolver relacionamentos baseados na amizades no trabalho, o termo “Estritamente Profissional” peca em sua restrição no contato humano, segundo o Especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional, Alexandre Prates, “não ter envolvimento emocional é um fator desmotivacional para as pessoas.”

O que fazer então?

Mesclar! Vínculo emocional com maturidade e cuidado na transparência exagerada, aspectos pessoais e ideias expostas. Construir a credibilidade profissional leva tempo e investimento principalmente nas relações. Tente perceber como você tem buscado se relacionar até aqui e ajuste os comportamentos necessários para que sua imagem profissional esteja alinhada com seu propósito.

Passou por alguma situação relacionada a isso? Algum comportamento específico que te ajudou a se posicionar melhor? Conta pra gente nos comentários!

No próximo post falaremos sobre Postura Corporal&Linguagem não verbal.

Grande abraço e até lá!

 

Carolina Torres
Consultora de Imagem&Carreira.

Você também pode gostar leia