IX Breast Câncer Weekend será realizado em Fortaleza na sexta (9) e sábado (10) para discutir avanços no tratamento do câncer de mama

 

 

O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e que tem uma das taxas mais altas de incidência. Para discutir os avanços da Medicina no diagnóstico e tratamento deste tipo de câncer, Fortaleza sediará na sexta (9) e sábado (10), no Hotel Gran Mareiro, um dos principais eventos de mastologia e oncologia do país, o IX Breast Câncer Weekend, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais destas duas especialidades.

Na quinta-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, será realizado um pré-evento gratuito na Assembleia Legislativa do Ceará com um ciclo de palestras a partir das 14 horas para discutir o “acesso” das mulheres a serviços essenciais, como terapias, palestras, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer. O Breast Câncer Weekend é realizado com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Para o Dr. Francisco Pimentel, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia no Ceará e um dos organizadores do evento, o Breast Câncer Weekend é um evento multidisciplinar focado no tratamento do câncer de mama. “Trazemos palestrantes de todo país, além de internacionais, experts em suas áreas, para a construção de um evento de alto nível para a promoção e educação de nossos profissionais. O objetivo final é beneficiar a cearense com câncer, através de um tratamento mais personalizado e com menor impacto na qualidade de vida”, diz. O médico complementa: “Infelizmente, a maioria dos benefícios que temos advinda dos avanços das terapias nos últimos anos não está ao alcance de todos. Precisamos de novas estratégias para incorporar o arsenal de tratamentos que temos a nossa disposição”, reforça.

Nomes como os da médica Dra. Viviana Galimberti, mastologista de Milão (ITA), e Dr. Abram Recht, radioterapeuta professor da Harvard Medical School, em Boston (EUA), além de grandes palestrantes brasileiros estarão entre os convidados do evento. “Procuramos organizar uma programação baseada nos resultados dos últimos estudos realizados em congressos internacionais dedicados ao câncer de mama. Teremos uma sessão de discussão de casos clínicos, outra voltada para a cirurgia oncoplástica e reparadora da mama”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica no Ceará e um dos organizadores, Dr. Markus Gifoni.

 

Programação

Pré-evento na Assembleia Legislativa do Ceará

Quinta-feira (8)

Ciclo de Palestras

Secretário de Saúde do Estado / Município

14h – Abertura – 15 minutos

Acesso ao diagnóstico precoce e tratamento

Francisco Pimentel – Sociedade Brasileira de Mastologia – 15 minutos.

Incorporação de novas tecnologias no combate ao câncer

Markus Gifoni – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – 15 minutos.

Desafios para a cobertura mamográfica no Estado do Ceará

Luiz Porto – Secretaria Estadual de Saúde – 15 minutos.

Planejamento Estratégico no combate ao Câncer de Mama no Ceará

Eduardo Cronemberger – Secretaria de Saúde do Estado – 15 minutos.

15h45 Coffe Break.

16h15

Estilo de Vida e Câncer de Mama

Dr. Daniel Gurgel – Nutricionista – 15 minutos.

Estou com Câncer. E minha família

Ana Carolina Leite – Oncologista Clínica – 15 minutos.

Direitos do paciente com Câncer

Dra. Nelcilene Silva – Diretora executiva hospitalar e membro da comissão de saúde da OAB-CE

Discussão – 15 minutos.

17h

Entrega do prêmio Breast Câncer Weekend – pela atuação na oncologia no Ceará – Dra. Lúcia Alcântara.

IX Breast Câncer Weekend

Endereço: Hotel Gran Mareiro

Quando: sexta-feira (9) e sábado (10) de março de 2018

Informações: http://breastcancerweekend.com.br/2018/programacao

Telefone: (85) 3452-0800

Pré-evento na Assembleia Legislativa do Ceará

Data: quinta-feira (8), de 14h às 17h.

Você também pode gostar leia