Peça “Velha Moça” será apresentada, neste dia 01/03, no Teatro José de Alencar

 

 

Montagem da Cia. Teatral Moreira Campos, a peça Velha Moça, será apresentada nesta quinta (1º), às 19h30,  no Teatro José de Alencar. O espetáculo possui texto inspirado na prostituição da segunda para a terceira idade e nas canções de Roberto Muller, Carlos Alexandre, Evaldo Braga, Antônio Marcos, Adelino Nascimento, Abílio Farias, José Ribeiro e Bartô Galeno e aborda a prostituição de mulheres com mais de 40 anos de idade.

Com texto, direção e interpretação do ator Wellington Rodrigues, o solo discute a invisibilização do corpo feminino fora dos padrões de juventude e beleza especialmente no ambiente do mercado do sexo. A peça gira em torno da personagem Jane, a mulher foda, que, perdida nos entremeios da noite, descobre que envelheceu na zona.

Daí então, surgem os conflito: ainda será possível vender seu corpo sendo chamada de “velha”?; o que é ser velha?; envelhecer na zona?; Sexo na terceira idade?; Os perigos da noite…suja?; a mulher, o corpo, a vida nas ruas e a sociedade? (…).

Segundo o ator,  foram escolhidas músicas que provocam alegria e tristeza ao mesmo tempo e que são recorrentes nesses bares frequentados pelas “velhas moças”. “Enquanto as de 18 anos querem ouvir funk, elas pedem no bar esses bregas antigos”, conta.

Por meio da fala de Jane, ele pretende provocar novos olhares a essas mulheres. “A Jane diz que há um muro entre ela e a sociedade, que ela é, ao mesmo, tempo a doença e a cura dessa sociedade”, completa Wellington.

A peça faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher do Teatro José de Alencar.

Você também pode gostar leia