Enel e Corpo de Bombeiros realizam simulação de situações de risco com a energia elétrica no carnaval

 

 

A Enel Distribuição Ceará, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza na próxima quarta-feira (07), uma simulação de situações de risco com a energia elétrica no período de carnaval. A idéia é orientar os foliões sobre o uso seguro da energia e como prestar os primeiros socorros em caso de acidentes com a rede elétrica. A ação será realizada a partir das 9h no espaço do Instituto Intervalo, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), na Avenida Alberto Craveiro, número 2.222, bairro Castelão.

 

Entre as situações de risco simuladas estarão os paredões de som. Muito comum nas praias do Ceará, ao mesmo tempo em que animam os foliões com músicas de todos os estilos, podem ser palco de graves acidentes. Com freqüência se vêem pessoas empolgadas dançando sobre eles. Por isso, a Enel orienta que se evite fazer algo semelhante. Além de queda, que pode ser fatal, o folião corre o risco de tocar em fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque.

 

Postes abalroados, que não são comuns somente no período do Carnaval, será outro tema de destaque na simulação. Em 2017, foram registradas 1130 ocorrências no Ceará. Só em Fortaleza, foram registrados 426 incidentes, o que representa cerca de 37,7% do estado. Especialmente em função da bebida alcoólica, esse tipo de acidente pode até levar à morte do passageiro ou de pedestres.

 

A companhia alerta também sobre as ligações clandestinas, em praças ou residências durante o Carnaval. O furto de energia causa acidentes, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia. O ideal é sempre procurar um profissional qualificado e pedir ligação provisória à distribuidora. A companhia registrou, só em 2017, cerca de 183 mil inspeções de furto de energia nos clientes de baixa tensão no Ceará. Neste período, foram efetuadas 57 prisões por furto de energia no Ceará, durante operações da distribuidora, com o apoio da Polícia Civil. O número representa o triplo registrado durante o ano de 2016, quando ocorreram 20 prisões.

 

Além desses temas, a Enel orienta também o cuidado com as chuvas neste período. Evitar ficar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais são algumas orientações que os foliões devem ter neste período. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel registrou, só ano passado, mais de 72 mil raios no Ceará. Granja é o município com mais incidências (5.222 raios), seguido de Santa Quitéria (3.104) e Sobral (2.471).

 

A simulação contará – além de eletricistas e engenheiros da companhia – com bombeiros e técnicos de segurança. Uma grande estrutura está sendo montada para que as situações possam se aproximar o máximo possível da realidade, ajudando os foliões e a população em geral a entender e aprender, de maneira fácil e prática, a lidar de forma segura com a energia.

 

E não esqueça: prevenção é a melhor combinação para carnaval com segurança. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.eneldistribuicao.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbrasil) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

 

Serviço:

Evento: Simulação da Enel e do Corpo de Bombeiros sobre situações de risco durante o carnaval

Data: Quarta-feira, dia 07 de fevereiro, às 9h

Local: Instituto Intervalo – Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), localizado na Avenida Alberto Craveiro, número 2.222, bairro Castelão.

Você também pode gostar leia