Psicanálise Bio Cósmica traz autoconhecimento como método de formação profissional

A Sociedade Cearense de Saúde Integral traz, pela primeira vez a Fortaleza, o Curso de Formação Livre de Psicanálise Bio Cósmica, inédito no Brasil e voltado para a formação de psicanalistas com foco em mudança do padrão de pensamento em conformidade com a mudança de energia bio cósmica, ou seja, a energia do planeta. O objetivo é a vivência de um percurso de autoconhecimento e equilíbrio entre o corpo e a mente, por meio da interpretação e tradução do inconsciente, utilizando um novo olhar que traz o ser para um contexto mais fenomenológico.

 

Já estão abertas as inscrições para as entrevistas seletivas. O processo se dividirá em três etapas: entrega de carta de motivação, explicando o que leva o candidato a participar do curso; entrevista com a Diretoria Acadêmica; e realização da matrícula. Qualquer pessoa que possua ensino médio completo ou superior a em qualquer área pode participar da seleção.

 
As aulas acontecerão no quarto fim de semana de cada mês, e inicia em 24 de fevereiro, seguindo até julho de 2020. O curso é composto por 32 módulos, com carga de 1.222 horas/aula e visa formar pessoas para o exercício profissional como Psicanalista Clínico em todo o território nacional. A partir do 13º módulo, o aluno já poderá exercer o estágio supervisionado em atendimento.

 
A formação também capacitará o aluno de modo que este esteja empoderado em relação ao autoconhecimento e controle de suas psiconeuroses, sendo capaz de exercer a profissão com maestria.

 
“Temos como proposta trazer ao conhecimento dos nossos alunos a teoria e a prática da psicanálise de Freud e ir além, mostrando também o viés de outros teóricos da psicanálise Neo e Pós-Freudiana. Desejamos desbravar o inconsciente, quebrar paradigmas e abrir espaço para os novos conceitos, o que inclui novas técnicas de acesso ao inconsciente, além da interpretação de sonhos e associação livre, utilizadas pela Escola Freudiana”, explica a psicanalista e psicóloga clínica Rosana Vieira, uma das facilitadoras da formação.

 
Abordagens
Diferente das abordagens mais tradicionais da psicanálise clássica, o curso propõe atividades dinâmicas de aprofundamento e vivências como musicalidade, fenomenologia, bio dança, constelação e círculo da vida estão previstas no programa, proporcionando experiências únicas e individuais, trabalhando não a ideia de apenas tratar o outro, mas tratando a si mesmo. “Você mesmo é o principal laboratório desse curso, você se trabalha para estar hábil para trabalhar o outro”, explica o médico e terapeuta Dr. Alisson David, presidente do Instituto Manas Psykhé, que compõe a Sociedade Cearense de Saúde Integral, e também um dos facilitadores.

 
Para se ter uma ideia da relevância da psicanálise, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 33% da população mundial sofre de transtornos psicomentais, e a depressão já afeta mais de de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a considerada pela entidade doença que mais incapacita pacientes.
Conforme Rosana Vieira, a Psicanálise Biocósmica age justamente na descoberta de aspectos da personalidade que não estão claros através da narrativa ou de atos falhos ou mesmo sonhos. “Precisamos desconstruir a ideia de que psicanalista e psicólogo é médico de ‘louco’, encarar que todos temos desequilíbrios, isso é normal e é necessário tratamento”, explica, ressaltando a importância da psicanálise para o mundo atual.

 
Além disso, o tema “Bio Cósmico” parte do preceito de que a Psicanálise nasceu em tempos de conceitos filosóficos influenciados pelas necessidade geradas no pós-guerras napoleônicas, momento histórico de mudanças sócio-culturais e religiosa-científicas. Por isso, vivendo um novo tempo de mudanças; com a exploração espacial, globalização e internet, uma nova consciência bio-ecológica-cósmica vem alterando a subjetividade de cada indivíduo, trazendo consigo a necessidade de novo olhar para os conceitos transmitidos há 100 anos.

 
Sobre a Sociedade Cearense de Saúde Integral
A Sociedade Cearense de Saúde Integral é formada pela união entre o “Instituto Manas Psykhé” e a “Luz do Inconsciente Núcleo de Psicoterapia, Psicanálise, Saúde Integral e Coaching LTDA (Linuppsic)”, compondo dois núcleos: de Psicanálise e de Terapias Integrativas.

 
O Manas Psykhé tem como principal objetivo promover o entendimento do indivíduo de todos os âmbitos corporais, sendo físico, mental, emocional e espiritual. As técnicas médicas e terapêuticas trabalham a expansão da consciência humana, tornando a pessoa ciente das suas responsabilidades humanas perante a sociedade e promovendo a busca por uma convivência ideal no planeta. A Linuppsic é uma clínica terapêutica com profissionais multidisciplinares voltados para a libertação dos sofrimentos psíquicos e emocionais, guiando seus clientes para a busca de realização e sucesso através de aceitação, empatia e amor incondicional.

 
Serviço

Curso de Formação Livre Psicanálise Bio Cósmica

Início: 24/02/2018

Sociedade Cearense de Saúde Integral – Núcleo de Psicanálise: rua Ildefonso Albano, 2757 – Joaquim Távora

Requisito mínimo: ensino médio completo

Vagas limitadas

Telefones: (85)3035-3266 | (85) 99178-7616 | (85) 99163-3616

E-mail: scsi@terra.com.br

Mais informações em http://www.linuppsic-coaching.com/formacao-psicanalise

Você também pode gostar leia