Sobral cria edital de apoio e incentivo aos blocos de rua


​Bloco dos sujos (Crédito: Acervo Ecoa)

Sem corda, grades ou abadá. A festa nas ruas tem movimentando a cidade de Sobral nas semanas que antecedem os dias oficiais do Carnaval. No próximo sábado (03), o tradicional “Bloco dos Sujos” espera receber mais de 20 mil foliões no Circuito Coluna da Hora/Arco, que acompanharam o show da cantora baiana Daniela Mercury e o desfile de outros 15 blocos selecionados pelo Edital de apoio e incentivo aos blocos de rua, lançado este ano pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa).

Para Luísa Cela, presidente do Instituto Ecoa, o edital lançado no último dia 29 de dezembro, reflete o aumento espontâneo dos blocos de rua a cada ano e contribui para a produção de um novo modelo de vivência com a cidade. “A política cultural de Sobral vive um momento de transformação e de diálogo com o sobralense. Nós já tínhamos percebido não só uma maior presença como também uma maior diversidade de blocos carnavalescos. E a partir dessa observação, criamos o Edital Blocos Pré-Carnaval para impulsionar a criação de novos cenários. O que acabou nos proporcionando também uma maior visibilidade para a cidade”, explica.

 

Impacto econômico

A expectativa do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Igor Bezerra, é que o ciclo carnavalesco voltado para todos os públicos, garanta uma vinda ainda maior de turistas para a região Norte do estado. “A folia nas ruas durante o pré-Carnaval já virou uma tradição no calendário sobralense e tem atraído cada vez mais visitantes para a cidade. Essa movimentação é importantíssima, inclusive, pelo impacto econômico que proporciona ao município”, conclui.

Você também pode gostar leia