Sem adoçante , por favor.

 

 

 

O consumo frequente de adoçantes artificiais adicionados a bebidas e alimentos ou presentes em produtos light, diet ou zero, pode causar algumas doenças como o câncer. Que tal tirar o açúcar e o adoçante da sua mesa e sentir o sabor verdadeiro dos alimentos?

 

Os edulcorantes, conhecidos como adoçantes, mais utilizados são: estévia, sorbitol, aspartame, ciclamato, sucralose e sacarina. Quando consumidos em excesso, os edulcorantes podem causar efeitos colaterais, como dor de cabeça, mal-estar, alterações de humor e diarréia e as vezes nenhum desses sintomas, mas, eles sempre deseducam nosso paladar a sentir o verdadeiro sabor dos alimentos, e por isso, cada vez mais as pessoas criam uma “dependência” por consumir alimentos como os light, diet e zero , preferem mais o alimentos industrializados e os ultraprocessados dos que os in natura.

 
Por causa dos efeitos colaterais, a Organização Mundial de Saúde – OMS e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa estabeleceram limites para a ingestão diária de adoçantes artificiais. Mas, existe grande dificuldade em quantificar o real consumo dessas substâncias, porque elas estão presentes em vários alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumir ou aquecer, sem a indicação da sua quantidade.

 

Quer saber então o que devemos fazer ? Devemos nos livrar deles!!!

Procure um nutricionista para que ele te ensine a treinar seu paladar a sentir o sabor natural de cada alimento. Uma boa dica que eu sempre dou aos meus pacientes para começar isso é o desafio dos 7 dias do café sem açúcar, nada de açúcar no café por 7 dias, no começo pode ser sofrido, mas depois de 7 dias retorne a adoçar o café e me conta depois o que você achou!

Você também pode gostar leia