Encontros de Agosto 2017 acontece de 14 a 16 de dezembro com exposições e ações formativas

 

 

Exposições, workshops, palestras e leituras de portfólios vão marcar o Encontros de Agosto 2017, que acontece de 14 a 16 de dezembro em Fortaleza. Em sua sétima edição, este é um dos principais eventos de fotografia realizados no Ceará, que desde sua criação proporciona uma troca de experiências e saberes entre artistas e estudiosos da fotografia deste e outros estados e países, além de oferecer aos apreciadores das artes visuais a possibilidade de ter acesso à obra de conceituados fotógrafos, de carreiras consolidadas, e novos nomes.

Lançada no Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, com os eventos FotoFesta e FotoPasseio, esta edição do Encontros de Agosto é comemorativa de sete anos do Festival. A abertura oficial será no dia 14, às 19 horas, no Museu da Cultura Cearense (MCC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que abrigará duas das três exposições que integram a programação: as coletivas “Fronteiras – Olhar Adiante” e “Meridianos de Infinitude”, que permanecerão abertas à visitação até 28 de janeiro de 2018.

A coletiva “Fronteiras – Olhar Adiante” reúne ensaios de 20 fotógrafos do Ceará, selecionados por Silas de Paula (fotógrafo, Conselheiro e Curador do Encontros de Agosto), Carlos Carvalho (fotógrafo e representante do Festival Internacional de Porto Alegre – FestFoto) e Daniel Sosa (Diretor do Centro de Fotografia de Montevidéu), que são parceiros desta edição do Festival.

Os selecionados foram: Demétrio Jereissati, Emanuel Duarte, Fernando Maia, Fábio Lima, Francisco Galba Filho, Ingrid Barreira, Jean dos Anjos, João Luís de Castro Neto, Julia Braga, Marcela Elias, Marcelo Barbalho, Raquel Amapos, Ricardo Arruda, Samuel Tomé, Sérgio Carvalho, Tatiana Tavares, Thadeu Dias Bruno, Valdir Machado Neto, Weberton Skeff e William Ferreira.

“Meridianos de Infinitude” conta com ensaios de duas fotógrafas convidadas de Porto Alegre e dois de Montevidéu – Uruguai. Fernanda Chemale traz ao festival o ensaio “Desordem”, com imagens inspiradas nos poemas de Gisela Rodriguez; Letícia Lampert apresenta a obra “Exercícios para perder de vista”; José Pilone Costa expõe “O homem cinza” e Roberto Fernández Ibáñez apresenta os ensaios intitulados “Resiliência Terrenal” e “La Mano”. Esta mostra teve a curadoria de Carlos Carvalho e Daniel Sosa. Os quatro fotógrafos e os dois curadores convidados estarão presentes à abertura no dia 14.

A terceira exposição do 7º Encontros de Agosto acontecerá na Imagem Brasil Galeria a partir do dia 16. Será uma coletiva de dez fotógrafas do grupo Mulheres da Imagem Ceará: Camila Pinho, Ingrid Barreira, Jéssica de S. Carneiro, Larissa Bezerra, Lia de Paula, Nely Rosa, Sheila Oliveira, Suelena Moreira, Thais Mesquita e Vânia de Freitas. Esta mostra poderá ser visitada até 28 de fevereiro, exceto entre 22 de dezembro e 02 de janeiro, período de recesso da galeria.

 

Workshops e Palestras

As duas fotógrafas convidadas que estão na coletiva “Meridianos de Infinitude”, Fernanda Chemale e Letícia Lampert, ministram workshops durante o Festival, no Porto Iracema das Artes. As inscrições são gratuitas e estão abertas na página do Encontros de Agosto no Facebook.

Fernanda Chemale aborda a “Poética do Retrato Contemporâneo”, momento em que pretende trabalhar a prática da fotografia de retrato cruzando a fronteira entre a câmera e a pose, propondo uma reflexão sobre as possibilidades e limites da representação. A atividade acontecerá de 13 a 15, das 14h30 às 17h, no Porto Iracema das Artes.

Letícia Lampert ministra, nos dias 14 e 15, das 9h às 12h30, o workshop “Da adversidade vivemos: problemas que viram ideias e o processo criativo em projetos de fotografia”, que tem a proposta de olhar para a produção contemporânea de trabalhos com fotografia a partir da sua construção, dos caminhos e desvios pelos quais os artistas passaram, das dificuldades e soluções, do que não aparece quando vemos a obra final.

No Museu da Fotografia, Carlos Carvalho e Daniel Sosa proferem palestra sobre “Plataformas Culturais e Intercâmbios”, com a mediação de Silas de Paula. Será no sábado, dia 16, às 10h, aberto a fotógrafos e demais interessados, com acesso gratuito.
Leitura de Portfólios

Durante o Encontros de Agosto será realizada a Leitura de Portfolios de participantes da coletiva “Fronteiras – Olhar Adiante”, com os curadores Carlos Carvalho, no dia 14, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e com Daniel Sosa e Silas de Paula no dia 15, das 9h às 12h e das 14h30 às 16h, no Porto Iracema das Artes. Esta ação promovida pelo Festival possibilitará que os artistas selecionados possam ter uma apreciação mais completa de seus trabalhos.

Os participantes da Leitura de Portfólios serão pontuados pelo conjunto de suas obras. O somatório dessa avaliação com a realizada na fase de seleção vai definir os dois ganhadores dos prêmios de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o primeiro colocado e R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para o segundo. Com a parceria do Centro de Fotografia de Montevidéu (CDF), ambos serão contemplados também com passagens para a capital do Uruguai, onde terão a oportunidade de participar da programação desse equipamento cultural.

 

Quem faz

A sétima edição do Encontros de Agosto é realizada pela Imagem Brasil e Anima Cult, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio do Edital Mecenas, tendo a Enel como empresa apoiadora por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a SP Combustíveis como patrocinadora. São parceiros desta edição do festival: Centro de Fotografia de Montevidéu, FestFoto Porto Alegre, Museu da Fotografia de Fortaleza, Ifoto – Instituto de Fotografia do Ceará e RPCFB – Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

 

Serviço:
Encontros de Agosto 2017 – De 14 a 20 de dezembro. Abertura no dia 14, às 19h, no Museu da Cultura Cearense (MCC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). Ações formativas no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema) e Museu da Fotografia (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota). Informações: (85)3261-0525, https://www.facebook.com/encontrosdeagosto/, www.encontrosdeagosto.com, encontrosdeagosto@gmail.com.

Encontros de Agosto 2017 – Coletivas “Fronteiras – Olhar Adiante” e “Meridianos de Infinitude” – Até 28 de janeiro de 2018 no Museu da Cultura Cearense (MCC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). O Museu estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre. Abertura dia 14 de dezembro às 19h. Informações: (85) 3488.8621.

Encontros de Agosto 2017 – Coletiva Mulheres da Imagem Ceará – De 16 de dezembro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018 na Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima, 1707 – Aldeota). Visitação: 9h às 19h. A galeria estará fechada de 22 de dezembro e 02 de janeiro. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre. Abertura no dia 16 de dezembro às 16h. Informações: (85)3261-0525.

Você também pode gostar leia